Arena da Floresta é inaugurada

A recém inaugurada Arena da Floresta, em Rio Branco, no Acre, primeira arena multieventos do Norte e um dos cinco estádios mais modernos do Brasil, passou com louvor pelo seu primeiro teste. Na partida inaugural realizada antes do Natal entre a seleção brasileira Sub-20 e o Rio Branco FC, o estádio teve a sua capacidade máxima de público. Ou seja, 20 mil expectadores assistiram, com conforto e segurança, a vitória da equipe local pelo placar de 2 a 1. O jogo fez parte da preparação do Brasil para o Sul-Americano que será disputado no Paraguai entre os dias 7 de 28 de janeiro.

?O estádio é um marco para o País. Nós sempre tivemos a vontade de implantar um moderno estádio na Região Norte e, hoje, não ficamos devendo nada aos grandes estádios do País. E, definitivamente, nós entramos no circuito para receber jogos da Copa do Mundo de 2014, caso o Brasil seja sede do mundial?, enfatizou o governador do Acre, Jorge Viana.

O segundo evento na Arena da Floresta também já aconteceu. Desta vez, foi um evento cultural, com o show da dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano. Cerca de 35 mil pessoas participaram do show. O gramado do estádio recebeu uma cobertura especial para proteção.

Construtora paranaenseNo ano de 2007, a Arena da Floresta será palco de uma partida da Copa do Brasil.

O confronto, entre a equipe local Adesg e o time carioca do Fluminense, será realizado no dia 21 de fevereiro.

O projeto Arena da Floresta foi uma iniciativa do governador do Acre, Jorge Viana, que queria implantar na Região Norte um moderno Centro Poliesportivo, e foi concebido pela empresa paranaense Kopa que tem um dos sócios o engenheiro Luiz Volpato, o mesmo que projetou a Kyocera Arena, do Clube Atlético Paranaense, em Curitiba, e a Arena de Joinville, em Santa Catarina. Com recursos do próprio governo do Estado, que chegou à cifra de R$ 20 milhões, o estádio foi executado no tempo recorde de um ano.

Hoje, a Arena da Floresta pode receber 20 mil pessoas. Mas, toda a estrutura está pronta para uma ampliação que irá dobrar a capacidade. ?O estádio foi pensado e construído com a possibilidade da ampliação.

O projeto permite aumentar a capacidade para 40 mil expectadores?, afirma o engenheiro Volpato, que tem como sócios na Kopa os engenheiros Aurélio Franceschi e Shido Ogura.

Cidade do Esporte

O estádio tem 34 mil metros quadrados de área estruturada e está equipado com modernos refletores e um gramado natural de alta tecnologia, que concorre ao título de melhor do país, com sistema automatizado de irrigação e de drenagem, semelhantes ao gramado do Maracanã. Tudo projetado nos mais modernos estádios de futebol do mundo e conforme as especificações estabelecidas pela Fifa e Uefa.

A Arena da Floresta faz parte do complexo Cidade do Esporte, uma área aproximada de 430 mil metros quadrados, a 5 km do centro da capital acreana Rio Branco. Além do estádio, a Cidade do Esporte contempla quadras de futebol, vôlei de areia, tênis e poliesportivas e uma completa infra-estrutura como praça de alimentação, quiosques, vestiários, playground e centro administrativo multiuso. Com facilidade de acessos,

o complexo possui ainda estacionamento para 3 mil veículos.

Voltar ao topo