Arena ainda pode sediar Copa das Confederações

Apesar do desânimo com o anúncio feito pelo Jornal Nacional de quinta-feira, de que Curitiba estaria fora da Copa das Confederações 2013, representantes do governo, município e do Atlético afirmaram ainda ter esperanças que a Arena da Baixada seja um dos palcos da competição.

Todos garantem que aguardam um posicionamento oficial da Fifa, no dia 29 de julho, no Rio de Janeiro, para só então jogar a toalha. Representantes do Comitê Organizador Local designado pela Fifa chegaram a ser procurados para confirmar a notícia de que apenas Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Porto Alegre e Belo Horizonte seriam sedes da Copa das Confederações.

“Foi reafirmado que apenas em julho será feito o anúncio. Ainda assim, não desmentiram a informação”, disse o secretário de governo para assuntos da Copa 2014, Mário Celso Cunha.

O gestor municipal para assuntos da Copa, Luiz de Carvalho, seguiu a mesma linha de pensamento. “Realmente, a Fifa não confirmou. As coisas só serão definidas no Rio de Janeiro. Curitiba continua de igual pra igual com todas as outras cidades. Temos certeza que a capital paranaense, com sua capacidade e experiência, estará na Copa das Confederações”, afirmou.

Para Carvalho, ainda existe muito a ser debatido na questão. Ele afirma que o assunto deve estar em pauta no II Fórum Legislativo das Cidades-Sede da Copa do Mundo de 2014, que ocorre na segunda-feira, na Assembleia Legislativa. O evento foi proposto pelo deputado federal Rubens Bueno e contará com a presença de ex-jogadores como Romário e Danrlei, deputados federais pelo Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O presidente do conselho deliberativo do Atlético, Gláucio Geara, afirmou que o clube continuará empenhado na conclusão da Arena para sediar a Copa das Confederações. “Não perdemos, não. Primeiro, que a indicação oficial só será dia 29 de julho; segundo, que desconheço a origem desta notícia. Mas se prevalecer esta escolha, é porque foi indicação política e’ prova de que não tínhamos força nenhuma para influenciar a Fifa a sediar a Copa das Confederações aqui”, disparou.

Geara argumenta que a Arena já está 30% pronta, enquanto outros estádios ainda estão em processo de demolição. “Faltam 25 meses ainda para a Copa do Mundo e acredito que destes cinco estádios somente três provavelmente chegarão com condições de sediar a Copa das Confederações”, vaticinou.