O jogo entre São Paulo e Palmeiras, neste sábado, no estádio do Pacaembu, na capital, pelo Campeonato Paulista, terá como árbitro Thiago Duarte Peixoto, de 40 anos. O professor de educação física voltará a apitar um clássico dois anos depois de ter cometido um erro no Estadual de 2017, quando em uma partida entre Corinthians e Palmeiras expulsou por engano um jogador do time alvinegro.

continua após a publicidade

Naquela ocasião, em fevereiro de 2017, o Corinthians ganhou por 1 a 0 do Palmeiras, com gol de Jô, em um clássico polêmico na Arena Corinthians. Ainda no final do primeiro tempo, o árbitro confundiu Maycon com Gabriel após lance de falta no atacante Keno. Peixoto decidiu punir Gabriel com a expulsão, mas era na verdade Maycon quem havia derrubado o palmeirense.

continua após a publicidade

O árbitro assumiu o erro depois da partida. Bastante abatido, disse em entrevista que torcia para ter uma nova chance na carreira e não ficar marcado pelo equívoco. “Espero, com muita fé e com muita força de vontade, poder seguir a minha carreira como segue todo mundo quando comete algum equívoco no trânsito, quando comete um equívoco e não faz um gol, que comete equívoco em uma palavra errada de um jornalista”, afirmou.

continua após a publicidade

Após ficar suspenso, ele passou pelo programa de reciclagem de árbitros promovido pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e aos poucos retomou a carreira. Neste Campeonato Paulista, ele teve uma reação curiosa antes do jogo entre Santos e Oeste, no Pacaembu. Peixoto vibrou com a melhora do gramado depois de uma forte chuva adiar o início da partida em mais de uma hora.

A partida deste sábado no Pacaembu tem peso decisivo para São Paulo e Palmeiras. A equipe do Morumbi precisa ganhar para não ser ultrapassada por concorrentes diretos e ser superada na tabela de classificação a duas rodadas do final da primeira fase. Já o time alviverde confirma a vaga nas quartas de final caso derrote o rival.