O Araguaia-MT e o Uberaba-MG estão classificados para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D. Na abertura da quinta rodada, neste sábado, o time matogrossense carimbou seu passaporte ao passar pelo Brasília, por 2 a 1. O Uberaba manteve a liderança do Grupo 7, com nove pontos, ao empatar fora de casa com o Uberlândia, por 1 a 1. O Tupi, sem jogar, garantiu vaga no Grupo 6.

A vitória, por 2 a 1, deixou o Araguaia na liderança do Grupo 8, com 13 pontos, oito a mais que o adversário, vice-líder, com cinco pontos. Enquanto isso, no Grupo 7, o Mirassol goleou o Ituano, por 4 a 1, e se manteve com chances de classificação. O Mirassol é o terceiro colocado, com cinco pontos. E o Ituano, com apenas três, é o lanterna e já está eliminado.

O Uberaba se classificou ao empatar fora com o Uberlândia, por 1 a 1, e confirmar a liderança, com nove pontos. A segunda vaga será definida na última rodada, quando o Mirassol vai receber o Uberlândia, vice-líder, com sete, precisando da vitória.

Pelo Grupo 6, o Madureira vacilou em casa ao perder para o Friburguense, por 2 a 1, ficando mais distante da classificação. O Madureira ficou com cinco pontos, contra três do Friburguense. O resultado deixou o Paulista com amplas chances de classificação, porque soma sete pontos e precisa de uma vitória, neste domingo, em Jundiaí, contra o líder Tupi. O time mineiro, com 10 pontos, garantiu sua vaga mesmo sem entrar em campo pela penúltima rodada.

O CSA voltou ao páreo no Grupo 4, ao vencer o Sergipe, por 2 a 0, em Maceió. O time alagoano tem seis pontos, em terceiro lugar, um atrás do líder Sergipe, com sete. O Central, com seis, recebe o Santa Cruz, lanterna, com quatro pontos, neste domingo.

Alecrim-RN, Chapecoense-SC e Macaé-RJ também já carimbaram o passaporte para a segunda fase. Os 40 participantes foram distribuídos em 10 grupos de quatro times. Estes se enfrentam em dois turnos, com os dois primeiros seguindo à segunda fase. A briga é para chegar às semifinais e garantir o acesso para a disputar a Série C, em 2010.

Confira os jogos da quinta rodada:

Sábado

CSA-AL 2 x 0 Sergipe-SE

Brasília-DF 1 x 2 Araguaia-MT

Uberlândia-MG 1 x 1 Uberaba-MG

Ituano-SP 1 x 4 Mirassol-SP

Madureira-RJ 1 x 2 Friburguense-RJ

Domingo

14h

Londrina-PR x Chapecoense-SC

15h

Brusque-SC x Corinthians-PR

Ypiranga-RS x Naviraíense-MS

Macaé-RJ x Rio Branco-ES

16h

Pelotas-RS x São José-RS

Anapolina-GO x CRAC-GO

Central-PE x Santa Cruz-PE

Atlético-BA x Fluminense de Feira-BA

Flamengo-PI x Alecrim-RN

Ferroviário-CE x Treze-PB

Paulista-SP x Tupi-MG

18h

Cristal-AP x Moto Club-MA

18h30

São Raimundo-PA x Tocantins-TO

19h

Roraima-RR x Nacional-AM