A International Board, responsável pelo regulamento do futebol, aprovou de forma unânime nesta quinta-feira o uso da tecnologia na linha do gol com sistemas como o chamado Olho de Falcão, que poderá ser utilizada pela primeira vez no próximo Mundial de Clubes.

A aprovação, no entanto, depende ainda de um teste final de instalação em cada estádio antes que os sistemas possam ser utilizados em partidas oficiais, segundo a Fifa.

A International Board destacou que a tecnologia será utilizada apenas para definir se a bola ultrapassou completamente ou não a linha do gol e não em outras áreas do campo.

Caso tudo corra bem no último teste, o chip na bola já será usado no Mundial no fim deste ano, em Tóquio, na Copa das Confederações de 2013 e na Copa do Mundo de 2014, ambas no Brasil.

O organismo aprovou também a presença de árbitros assistentes adicionais, que foi testada por dois anos em competições como a Eurocopa, a Liga dos Campeões, a Liga Europa, assim como no Campeonato Brasileiro e em outros torneios nacionais na França, no Marrocos e no Catar.