Aprovadas a planilha e as trilhas da edição deste ano

A prova experimental da 14.ª edição do Transparaná 2008, realizada pelo Jeep Clube de Curitiba, de 14 a 21 de dezembro passado, foi concluída com sucesso.

O trajeto da prova de 1.460 quilômetros, que vai de Foz do Iguaçu a Paranaguá, foi percorrido pela organização do evento com o objetivo de fazer a verificação dos caminhos e trilhas, a conferência de tempos e velocidades e a metragem das planilhas. Tudo para garantir o êxito do maior raid de regularidade do País e, principalmente, oferecer total segurança aos participantes durante a disputa.

O técnico Jáckson Luiz Vosgerau, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), também acompanhou a comitiva que realizou a prova experimental. O IAP só autoriza a realização do raid se houver respeito à natureza. ?Fazemos toda a verificação durante o percurso, para que não haja nenhum tipo de prejuízo ao meio ambiente?, afirma Vosgerau.

Outra preocupação da organização durante a prova será com a segurança do público. Os moradores que quiserem assistir ao raid devem evitar a circulação nas trilhas durante a realização da prova. A população que reside próximo aos locais por onde o comboio do Transparaná passará deve tomar cuidado com os seus animais, habituados a viverem soltos na beira das estradas, para evitar acidentes e transtornos.

O levantamento das trilhas para o Transparaná deste ano foi realizado por Daltro Fluvio Torno e Antônio Sérgio Barbosa da Silva. A largada acontece no dia 21 de janeiro, em Foz do Iguaçu, e só termina no dia 25, em Paranaguá, litoral do Estado, quando acontece o encerramento e a premiação da prova.

A estimativa é de que aproximadamente 400 aventureiros participem da prova, entre competidores, que são divididos nas funções de piloto, navegador ou zequinha, e organização, dividida entre diretores, abre-trilha, PCs, equipe médica, apoio, equipe de segurança e fecha-trilha. O off-road, que terá cinco dias de duração, é destinado exclusivamente para veículos 4×4.

O Transparaná é idealizado pelo Jeep Clube de Curitiba, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo. As inscrições podem ser feitas na secretaria do Jeep Clube de Curitiba ou pelo site, no endereço www.transparana.com.br, onde também são encontradas mais informações e o regulamento completo da prova.

Programação:

21 de janeiro (segunda-feira)

Foz do Iguaçu (largada) -Itaipu Binacional; São Miguel do Iguaçu; Missal; Diamante D?Oeste (almoço); São José das Palmeiras; Toledo; Cascavel (pernoite).

22 de janeiro (terça-feira)

Cascavel (largada); Lindoeste; Boa Vista da Aparecida; Nova Prata do Iguaçu (almoço); Boa Esperança; Enéas Marques; Francisco Beltrão (pernoite).

23 de janeiro (quarta-feira)

Francisco Beltrão (largada); Honório Serpa (almoço); Bituruna; União da Vitória (pernoite).

24 de janeiro (quinta-feira)

União da Vitória (largada); Rio Claro; São Mateus do Sul; Antônio Olinto; Lapa (almoço) Curitiba – Parque Barigüi (pernoite).

25 de janeiro (sexta-feira)

Curitiba (largada) Jardim Botânico; Quatro Barras; Morretes (almoço); Paranaguá (chegada).

Voltar ao topo