Criticado e “divorciado” da própria torcida, que começou o ano com ataques ao técnico Oswaldo de Oliveira e a certos jogadores, o unido grupo do Botafogo comemorou a conquista da Taça Guanabara com o mesmo fervor com que comemoraria o título do Campeonato Carioca. Trata-se apenas do primeiro turno do Estadual, mas a festa é justificada. Além de garantir vaga antecipada numa possível decisão do campeonato, os comandados de Oswaldo refizeram os laços de confiança com as arquibancadas.

continua após a publicidade

“Tem que haver essa comunhão, essa cumplicidade. Hoje este entendimento (entre time e torcida) foi perfeito”, comemorou Oswaldo. “É claro que o resultado interfere diretamente nisso. Esse elo de confiança foi solidificado. Dá muita confiança ao time e à torcida.”

Medalha no peito, o treinador botafoguense estava eufórico. “Olha o meu celular, tem mensagem até do Japão”, vibrou Oswaldo, com o telefone erguido como um troféu.

A alegria era tamanha que funcionários da federação carioca (Ferj) se desentenderam com funcionários do Botafogo, que invadiram o campo ao apito final. O presidente Maurício Assumpção incentivou que todos fossem comemorar com os jogadores. Houve tumulto durante a entrega da taça e o presidente da Ferj abandonou a cerimônia irritado. “Depois dizem que a federação é uma bagunça”, bradou Rubens Lopes.

continua após a publicidade

Conflito ignorado pelos alvinegros, que queriam mais era saudar os torcedores. Seedorf percorreu o setor botafoguense do estádio para agradecer o incentivo das arquibancadas, que por tantas vezes se voltou contra o próprio time durante o primeiro turno.

“Sabíamos que com o passar do tempo a vantagem do empate do Vasco poderia passar a nosso favor. Se marcássemos um gol no fim, como aconteceu, haveria pouco tempo para que eles reagirem”, disse o holandês. “Não perdemos a calma e conseguimos vencer um torneio muito importante.”

continua após a publicidade

A opinião do líder do grupo foi compartilhada pelo técnico, que elogiou a tranquilidade de seu time mesmo quando os segundos corriam na etapa final. Para Oswaldo, o triunfo na Taça Guanabara definitivamente enche de confiança o elenco.

“Antes diziam que não vencíamos clássicos, que não éramos campeões no Engenhão. Dobramos para valer o Cabo da Boa Esperança”, decretou, em referência a longos jejuns superados pelo grupo. No ano passado, o Botafogo venceu a Taça Rio contra o mesmo Vasco em seu estádio, mas perdeu a decisão do Carioca para o Fluminense.

Desta vez, Oswaldo e o seus homens esperam que o capítulo final do Estadual 2013, para o qual o Botafogo já tem posto garantido, também traga os mesmos sentimentos deste domingo.