Após título, Nadal é 1.º a se garantir no ATP Finals

Depois de conquistar o seu oitavo título de Roland Garros, no último domingo, o espanhol Rafael Nadal foi confirmado nesta segunda-feira como primeiro tenista já garantido no ATP Finals, torneio que reunirá os oito melhores jogadores da temporada, entre 4 e 11 de novembro, em Londres.

Campeões de duplas de Roland Garros, os irmãos norte-americanos Mike e Bob Bryan também tiveram presença na competição assegurada pela ATP nesta segunda. Maiores duplistas da atualidade, eles também formam a primeira parceria com vaga obtida por antecipação entre as oito que atuarão na capital inglesa.

Nadal disputou o ATP Finals por nove anos consecutivos e ficou fora da edição passada do torneio por causa da séria lesão no joelho esquerdo que o deixou afastado das quadras por sete meses. Agora, porém, ele assegurou lugar novamente no prestigioso evento graças ao seu triunfante retorno ao circuito profissional.

Desde que voltou a jogar, em fevereiro, o espanhol conquistou sete títulos e alcançou nove finais. Por causa deste desempenho assombroso para quem acabou de se recuperar de uma lesão séria, ele ostenta 7.000 pontos e lidera o ranking desta temporada, enquanto Novak Djokovic, segundo desta listagem, tem 5.030. Atual tenista número 1 do mundo, o sérvio foi eliminado por Nadal na semifinal de Roland Garros.

O espanhol, entretanto, nunca conquistou um título do ATP Finals. O seu melhor resultado na competição foi a passagem à final em 2010, quando acabou sendo derrotado pelo suíço Roger Federer no jogo que valeu o título.

Já Bob e Mike Bryan asseguraram classificação para o ATP Finals pela 12.ª vez consecutiva, sendo que se sagraram campeões de duplas do torneio que fecha a temporada em 2003, 2004 e 2009. Eles já ganharam sete títulos neste ano, dois deles de Grand Slam – além de Roland Garros, triunfaram no Aberto da Austrália.

Dominantes, os irmãos gêmeos de 35 anos de idade lideram com muita folga o ranking da temporada, com 8.555 pontos. O brasileiro Bruno Soares e o austríaco Alexandre Peya, que figuram na segunda posição desta listagem, possuem 2.925 pontos. Na última quinta-feira, Soares e Peya foram eliminados justamente pelos norte-americanos na semifinal de duplas de Roland Garros.

Voltar ao topo