Pouco mais de duas semanas após o fim da Copa do Mundo, o técnico Luiz Felipe Scolari foi anunciado nesta terça-feira como o novo treinador do Grêmio. Felipão volta ao time no qual despontou como técnico vitorioso na década de 90 após 18 anos para substituir Enderson Moreira, demitido no domingo.

continua após a publicidade

“Luiz Felipe Scolari é o novo técnico do Grêmio. Treinador retorna ao comando do Tricolor depois de 18 anos. Bem-vindo, Felipão!”, anunciou o clube em sua conta no Twitter. O nome de Felipão era especulado como um dos prováveis substitutos de Moreira desde o fim de semana, assim como Tite, cotado também para assumir a seleção brasileira – o cargo acabou ficando com Dunga.

Felipão deixou o comando da seleção ao fim da Copa sob diversas críticas. Sem alcançar a meta do hexacampeonato, o treinador ainda viveu o maior vexame da história do time nacional ao ser goleado por 7 a 1 pela Alemanha na semifinal. Para piorar, ainda foi derrotado por 3 a 0 pela Holanda na disputa pelo terceiro lugar.

Por tudo isso, não resistiu à pressão e acabou sendo dispensado pelo presidente da CBF, José Maria Marin, que tinha a intenção de mantê-lo no cargo mesmo depois da goleada diante dos alemães. Junto dele, saíram o coordenador técnico da seleção, Carlos Alberto Parreira, e demais integrantes da comissão técnica.

continua após a publicidade

Aos 65 anos, Felipão tentará no Grêmio, justamente o time que deu o maior impulso a sua carreira, dar nova sequência a sua trajetória no futebol. Lá ele tentará repetir a passagem vitoriosa dos anos 1994, 95 e 96, quando foi bicampeão gaúcho (95 e 96), campeão da Copa do Brasil (94), da Copa Libertadores (95), do Brasileirão e da Recopa (ambos em 96).

No Grêmio atual, Felipão reencontrará o argentino Barcos, com quem foi campeão da Copa do Brasil pelo Palmeiras em 2012. E, na companhia do atacante, contestado pela torcida, o treinador vai tentar dar novo rumo ao time, que vem tropeçando no Brasileirão desde a paralisação do campeonato antes da Copa. O Grêmio venceu apenas uma das últimas cinco partidas disputadas. Com 19 pontos, ocupa apenas a 10ª colocação, distante dos 28 pontos do líder Cruzeiro.

continua após a publicidade

O acerto entre diretoria e treinador aconteceu nesta terça-feira em São Paulo. Nesta quarta, Felipão desembarcará em Porto Alegre, onde será apresentado oficialmente. Ele fará a reestreia no comando da equipe já no fim de semana, na partida contra o Vitória, no Barradão, em Salvador.