Depois de quase dois anos de ausência da seleção inglesa, Rio Ferdinand voltou a ser convocado para defender o seu país. O experiente zagueiro de 34 anos, do Manchester United, foi incluído em uma lista de 26 jogadores chamados nesta quinta-feira pelo técnico Roy Hodgson para os confrontos diante de San Marino e Montenegro, respectivamente nos dias 22 e 26 de março, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014.

continua após a publicidade

Com 81 atuações pela Inglaterra, o defensor não era convocado desde junho de 2011, sendo que também acabou ficando fora do grupo de atletas escolhidos para representar o país na Eurocopa de 2012, realizada na Polônia e na Ucrânia.

A convocação de Ferdinand chamou a atenção também pelo fato de que Hodgson disse anteriormente que o zagueiro não estava nos seus planos. E, nesta quinta, o comandante afirmou que o jogador não foi para a Eurocopa do ano passado por “razões futebolísticas” e destacou que agora o atleta foi chamado por sua “forma e mérito”.

O treinador ainda voltou a negar, nesta quinta-feira, que deixou o defensor fora da Eurocopa por causa da polêmica envolvendo John Terry, acusado de racismo pelo irmão de Rio, Anton Ferdinand. Por causa do episódio, Terry perdeu a braçadeira de capitão da seleção inglesa, mas disputou a competição continental pelo seu país.

continua após a publicidade

Punido pela Associação de Futebol da Inglaterra (FA, na sigla em inglês) em razão dos insultos racistas a Anton Ferdinand, Terry anunciou, em setembro do ano passado, a sua aposentadoria da seleção. Apesar disso, Hodgson seguiu indicando que Rio não estava em seus planos para o time nacional.

Outra novidade da lista de convocados anunciada nesta quinta foi a presença do goleiro Ben Foster, do West Bromwich, que voltou a ser chamado depois de anunciar, no fim do mês passado, que está disponível para atuar pela Inglaterra. Anteriormente, ele pediu afastamento por tempo indeterminado da seleção.

continua após a publicidade

Confira os 26 jogadores convocados da Inglaterra:

Goleiros: Ben Foster (West Bromwich), Joe Hart (Manchester City) e Fraser Forster (Celtic).

Defensores: Leighton Baines (Everton), Gary Cahill (Chelsea), Ashley Cole (Chelsea), Michael Dawson (Tottenham), Rio Ferdinand (Manchester United), Glen Johnson (Liverpool), Chris Smalling (Manchester United) e Kyle Walker (Tottenham).

Meio-campistas: Michael Carrick (Manchester United), Tom Cleverley (Manchester

United), Steven Gerrard (Liverpool), Frank Lampard (Chelsea), Aaron Lennon

(Tottenham), James Milner (Manchester City), Leon Osman (Everton), Scott Parker (Tottenham), Alex Oxlade-Chamberlain (Arsenal), Theo Walcott (Arsenal) e Ashley Young (Manchester United).

Atacantes: Jermain Defoe (Tottenham), Wayne Rooney (Manchester United), Daniel

Sturridge (Liverpool) e Danny Welbeck (Manchester United).