Após problemas com verbas, vôlei cubano vai ao Pré-Olímpico

A seleção feminina de vôlei de Cuba, que chegou a ficar ameaçada de não ir aos Jogos de Londres por falta de verba, vai disputar o Pré-Olímpico Mundial, que será realizado no Japão de 19 a 27 de maio. A equipe recebeu uma ajuda financeira da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e da Norceca (Confederação das Américas Central e do Norte e o Caribe) para pagar a viagem à Ásia.

A Federação Cubana de Vôlei (FCV) informou nesta quarta-feira que enviará ao torneio a mesma equipe que não conseguiu a classificação no Pré-Olímpico de sua região. A única vaga em jogo no torneio foi conquistada pela República Dominicana, que venceu as cubanas no duelo decisivo.

Além do técnico Juan Carlos Gala, a delegação de Cuba contará com as ex-jogadoras Regla Torres e Mireya Luis, ambas tricampeãs olímpicas (1992, 1996 e 2000) e que agora são, respectivamente, auxiliar-técnica e diretora de desenvolvimento do vôlei de praia.

O torneio no Japão concederá quatro vagas aos Jogos Olímpicos, incluindo uma para a seleção melhor classificada da Ásia. Os países que têm presença garantida em Londres no vôlei feminino são Itália, Estados Unidos, China, Argélia, Turquia, República Dominicana e Grã-Bretanha.

Voltar ao topo