Após ser eliminado na primeira rodada do Aberto da Austrália, em Melbourne, nesta segunda-feira, o britânico Andy Murray disse que vai decidir na próxima semana se será submetido a uma cirurgia no quadril direito, o que vai encerrar a sua carreira no tênis profissional, ou se prossegue até o torneio de Wimbledon, em Londres, em julho deste ano.

continua após a publicidade

“Decidirei na próxima semana se passarei por uma cirurgia em pouco tempo ou se, pelo contrário, descanso até Wimbledon para jogar lá o meu último torneio”, disse Murray, com a voz trêmula, na entrevista coletiva após a derrota para o espanhol Roberto Bautista Agut por 3 sets a 2 – parciais de 6/4, 6/4, 6/7 (5/7), 6/7 (4/7) e 6/2, após 4 horas e 9 minutos de jogo.

continua após a publicidade

“Mesmo que decida descansar por quatro meses, não vou poder caminhar bem de forma normal e seguirei com a dor no dia a dia. Se este foi meu último jogo, eu dei literalmente tudo que eu tinha. Mas não foi o suficiente esta noite”, comentou. “Durante todos esses anos, dei o melhor de mim. Treinei o máximo que pude, às vezes até demais. Eu gostaria de jogar novamente as partidas que joguei aqui no passado”, acrescentou.

continua após a publicidade

Murray revelou que ficou muito emocionado durante o quinto set, quando o placar ficou 5 a 1 favorável a Bautista Agut. “Eu não acho que vivi um momento como esse em nenhum jogo. Eu não senti sensação igual nem quando eu saquei para ganhar Wimbledon”, afirmou o tenista de 31 anos.

Diante de uma plateia que o apoiou durante todo o tempo, ao lado de sua mãe e o irmão Jamie (parceiro do brasileiro Bruno Soares nas duplas), Murray, vencedor de três torneios de Grand Slam, mais uma vez se entregou totalmente à partida e não desistiu de nenhum ponto.

Mas as dores no quadril, que o dificultam até para levantar as meias, diminuíram as suas forças, após quatro sets bastante disputados, diante do 22.º colocado do ranking mundial da ATP. Foi a primeira derrota de Murray na primeira rodada de um torneio de Grand Slam em 11 anos.