Sem jogar desde julho do ano passado por causa de duas operações no pé, além de ter sido internada no início de março por causa de coágulos de sangue em seu pulmão, Serena Williams voltou ao tênis profissional com vitória, nesta terça-feira. Na estreia do Torneio de Eastbourne, a norte-americana bateu a búlgara Tsvetana Pironkova por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 1/6, 6/3 e 6/4.

A competição inglesa que contou com o retorno da ex-líder do ranking mundial ao circuito profissional serve de preparação para Wimbledon, torneio que começa na próxima segunda-feira, em Londres, onde Serena defenderá a condição de atual campeã e tentará buscar o seu 14.º título de Grand Slam.

Sem o ritmo de jogo ideal, Serena começou muito mal o confronto desta terça. Ela ganhou apenas 25% dos pontos que disputou quando encaixou o seu primeiro serviço no primeiro set. Consequentemente, teve o saque quebrado duas vezes, enquanto Pironkova confirmou todos os seus saques para fazer 6/1 na primeira parcial.

No segundo set, porém, Serena começou arrasadora e, com duas quebras de saque, abriu 5 a 0, antes de ser superada com o serviço na mão e em seguida fechar a parcial em 6/3.

Já o set derradeiro foi mais equilibrado, mas Serena abriu vantagem rápido mais uma vez e, com duas quebras de saque em três possíveis, ela liquidou o confronto em 6/4.

Com a vitória na estreia, Serena terá pela frente na segunda rodada a vencedora do confronto entre a russa Vera Zvonareva, cabeça de chave número 1, e a britânica Heather Watson, também programado para esta terça.

E, se Serena voltou às quadras com vitória, outra ex-número 1 do mundo garantiu vaga na segunda rodada em Eastbourne nesta terça. A sérvia Ana Ivanovic bateu a alemã Julia Goerges por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3, e irá encarar Venus Williams, irmã de Serena, na luta por uma vaga nas quartas de final.

Já a italiana Francesca Schiavone, quarta cabeça de chave, superou a estoniana Kaia Kanepi por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (9/7) e 6/1, para avançar nesta terça à segunda rodada, na qual ela enfrentará a polonesa Agnieszka Radwanska.

Outras duas tenistas que já garantiram vaga na próxima fase nesta terça foram a britânica Elena Baltacha e a russa Elena Makarova. A primeira delas bateu a francesa Aravane Rezai por 2 sets a 0, com 6/2 e 6/1, enquanto a segunda derrotou a croata Mirjana Lucic por 2 a 1, com 6/1, 3/6 e 6/4.

Com o seu triunfo, Baltacha jogará na próxima fase contra a bielo-russa Victoria Azarenka, terceira cabeça de chave, enquanto Makarova terá pela frente a checa Petra Kvitova, pré-classificada como quinta maior favorita ao título.