Leandro aparece na lateral-esquerda
do Furacão, já que Marín está na
seleção colombiana.

continua após a publicidade

O primeiro ato da segunda "era Antônio Lopes" acontece às 18h10, na Ilha do Governador.

O Atlético enfrenta o líder Botafogo no Estádio Luso-Brasileiro tentando sair da incômoda lanterna do campeonato brasileiro – ou pelo menos, para marcar o primeiro ponto na competição. E mesmo com rendimentos tão diferentes na Libertadores e no brasileiro, todos reconhecem a importância de se valorizar os dois torneios. Principalmente o Delegado, que tem isso como filosofia.

E é esta a primeira pitada do temperamento de Lopes no dia-a-dia atleticano. Apesar de ter um jogo decisivo contra o Santos (quarta, às 19h15, no Joaquim Américo) pela Libertadores, o treinador rubro-negro não admite que se pense exclusivamente no torneio continental. "No momento em que acabou a partida contra o Cerro, nós já iniciamos a pensar a equipe que vai jogar contra o Botafogo", comenta o Delegado.

continua após a publicidade

Até porque, para agilizar a viagem, a delegação saiu diretamente de Assunção para o Rio de Janeiro, onde já está concentrada para enfrentar o Fogão. Ontem pela manhã, o time fez o último treino antes da partida, no Estádio Álvaro Chaves, nas Laranjeiras. Lopes não quis definir a equipe, mas sabe-se que ele pretende montar uma estrutura defensiva mais sólida. "Nós temos condições de escalar uma boa equipe para a partida", afirma.

E a principal modificação deve ser a colocação de um sistema com três zagueiros. Mas, como vinha fazendo no Coritiba, Antônio Lopes deve escalar um volante – no caso, Cocito – para juntar-se à dupla Baloy e Marcão (este, lesionado, ainda é dúvida). A intenção é dar maior segurança aos dois zagueiros, que sofreram nas últimas partidas do Furacão.

continua após a publicidade

Nas outras posições, poucas mudanças em relação ao time que Borba Filho estava escalando. Os únicos titulares ausentes serão Alan Bahia, que levou o terceiro cartão amarelo na derrota para o Inter e terá que cumprir suspensão automática (Ticão será o substituto), e Marín, que está indo para a seleção colombiana (joga Leandro). Como Aloísio ainda não tem condições ideais, e Evandro voltou para a seleção sub-20, Cléo e Lima seguem no ataque, com Rodrigo confirmado no setor de armação.

Botafogo atuará com torcida a favor no Luso-Brasileiro

Rio de Janeiro (AE) – Depois de perder a invencibilidade no campeonato brasileiro, com a derrota para o Goiás na rodada passada, o Botafogo quer reencontrar o caminho das vitórias neste domingo contra o Atlético-PR para se manter na luta pela liderança do campeonato brasileiro.

Pela primeira vez no brasileiro, o Botafogo atuará no Estádio Luso-Brasileiro com o apoio de sua torcida, já que enfrentou Corinthians e Atlético-MG com os portões fechados – punição aplicada pela Justiça Desportiva.

O Botafogo não espera um jogo fácil, apesar de o adversário ser o último colocado e ainda não ter pontuado – foram cinco derrotas em cinco rodadas. Para jogadores e comissão técnica, o time paranaense entrará em campo motivado por duas razões: o técnico Antônio Lopes faz sua estréia e o Atlético, na quinta-feira, se classificou nos pênaltis para as quartas-de-final da Libertadores. "Quem manda em casa é o Botafogo", declarou o goleiro Jéfferson.

No Botafogo, a novidade na escalação é a entrada do lateral-esquerdo Bill no lugar de Oziel e do zagueiro Emerson, ex-Paraná Clube, no lugar de Scheidt, suspenso.

CAMPEONATO BRASILEIRO
BOTAFOGO X ATLÉTICO

Botafogo: Jéfferson; César Prates, Emerson, Rafael Marques e Bill; Túlio, Jonílson, Juca e Gláuber; Alex Alves e Caio. Técnico: Paulo César Gusmão

Atlético: Diego; Jancarlos, Baloy, Marcão e Leandro; Cocito, Ticão, Fabrício e Rodrigo; Lima e Cléo. Técnico: Antônio Lopes

Súmula
Local: Luso-Brasileiro (Ilha do Governador-RJ)
Horário: 18h10
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (FIFA-SP)
Assistentes: Ednílson Corona (FIFA-SP) e Vicente Romano Neto (SP)