Havaiano fechou com
chave-de-ouro seu melhor ano.

O havaiano Andy Irons fechou com chave-de-ouro a temporada em que se consagrou campeão mundial do ASP World Championship Tour (WCT). De uma maneira espetacular, ele venceu a etapa final nas ondas tubulares de 2 metros de altura de Banzai Pipeline e Backdoor e garantiu o título da Tríplice Coroa Havaiana. Na decisão do XBOX Gerry Lopez Pipeline Masters, deixou o também havaiano Shane Dorian em segundo lugar, o hexacampeão mundial Kelly Slater (EUA), em terceiro e o australiano Mick Fanning em quarto. O brasileiro mais bem colocado na prova foi o catarinense Flávio “Teco” Padaratz, que parou nas quartas-de-final.

Com a vitória no XBOX Pipeline Masters, Irons faturou todos os prêmios que estavam em jogo neste encerramento de temporada no Havaí. Recebeu US$ 30 mil pelo título em Banzai Pipeline e mais US$ 7,5 mil e uma Ford Ranger FX4 pela conquista da Tríplice Coroa Havaiana. Andy Irons foi somente o terceiro surfista da história a vencer no mesmo ano o título mundial, o Pipe Masters e a Tríplice Coroa.

Brazucas em 2003

Peterson Rosa (PR) e os irmãos Neco e Flávio Padaratz (SC), garantiram as suas permanências pelo ranking principal do WCT. Pelo WQS, se classificaram Victor Ribas (RJ), Fábio Gouveia (PB), Paulo Moura (PE), Armando Daltro (BA), que está retornando ao WCT, e Danilo Costa (RN), única novidade da nova “seleção brasileira” para 2003. Já Guilherme Herdy ganhou uma vaga de convidado por ter perdido duas etapas devido a uma contusão na prova do Tahiti. Mas, infelizmente, Renan Rocha (SP), Rodrigo Dornelles (RS) e Marcelo Nunes (RN), não conseguiram classificação e vão disputar o WQS em 2003.

Só quatro nações estarão representadas na elite mundial em 2003: Austrália (24 atletas) , Brasil (9), Estados Unidos (8) e Havaí (4).

continua após a publicidade

continua após a publicidade