O alemão Andre Greipel venceu nesta quarta-feira a quinta etapa da Volta da França, disputada sob chuva, ao disparar em um sprint no final da disputa, enquanto seu compatriota Tony Martin manteve a camiseta amarela destinada ao líder da classificação geral.

Enquanto isso, os principais candidatos ao título foram cautelosos e não se arriscaram em uma etapa que também ficou marcada pela queda de vários competidores. Os ciclistas esperavam uma etapa sem sobressaltos, após três dias de intensas disputas, mas a chuva dificultou o desempenho dos competidores, com vários acidentes acontecendo. Inclusive, o francês Nacer Bouhanni abandonou a disputa.

Greipel atacou a uns 100 metros da chegada e manteve a ponta para se impor ao eslovaco Peter Sagan. A etapa, em sua maior parte disputada em um trecho plano, teve um percurso de 189,5 quilômetros, indo de Arras até Amiens, no norte da França.

Assim, Greipel completou a distância em 4 horas e 39 minutos, mesma marca registrada por outros 64 competidores, seguido por Sagan e pelo britânico Mark Cavendish. Com a mesma marca do vencedor, o italiano Vincenzo Nibali ficou em 19º lugar, o britânico Chris Froome foi o 28º colocado, o colombiano Nairo Quintana assegurou o 34º lugar e o espanhol Alberto Contador terminou na 40ª posição.

Na classificação geral, Martin, que terminou a quinta etapa na 22ª posição, ocupa o primeiro lugar com um tempo total de 17h19min26 e 12 segundos de vantagem para Froome, o vice-líder. Já o norte-americano Tejay van Garderen é o terceiro colocado, a 25 segundos do líder. Por sua vez, Contador está na oitava posição, a 48 segundos de Martin, enquanto Nibali é o 13º, com uma desvantagem de 1min50 para o primeiro colocado. Já Quintana é apenas o 17º, a 2min08 do líder.

A camiseta verde, destinada ao ciclista com mais pontos, está com o alemão André Greipel, com 151, após vencer pela segunda vez neste ano uma das etapas da Volta da França. O espanhol Joaquim Rodríguez segue sendo o detentor da camisa branca com bolinhas vermelhas, usada pelo melhor montanhista. Já a camiseta branca, dada ao melhor jovem, continua com o eslovaco Peter Sagan.

A Volta da França prossegue nesta quinta-feira com a realização da sexta etapa. A disputa será em um trecho plano de 191,5 quilômetros entre Abbeville e Le Havre.