São Paulo – Com sedeem Americana, começa hoje a disputa do grupo B da Liga Mundial Feminina de Basquete, que equivale ao Mundial de Clubes. O representante brasileiro na competição é o Unimed/Americana, atual campeão brasileiro. A equipe comandada por Paulo Bassul estréia diante da equipe nigeriana do First Bank, às 20h, com ESPN Brasil. Os outros adversários serão o Velez Sarsfiled, da Argentina, e o Habana Basketball, de Cuba. Os dois primeiros colocados garantem vaga na fase final, na Rússia.

A Liga foi dividida em dois grupos. O grupo A, disputado em Taipei, definiu o Baltic Star, da Rússia, e o WKBL All-Star, da Coréia do Sul, como finalistas. Os outros dois times que já têm vaga garantida na fase decisiva são o Samara e a seleção da WNBA que ficaram em primeiro e segundo lugares na Liga Mundial de 2003. Entre 12 e 17 de outubro, na cidade russa de São Petersburgo, o título será definido entre os seis times com confrontos diretos o campeão será aquele que acumular mais vitórias.

Segundo Bassul, uma das duas vagas ficará com a equipe cubana. “Toda a seleção de Cuba joga nesse time. Elas são favoritíssimas a ficar com uma das vagas e a serem campeãs do grupo. Nossa briga será mesmo com as argentinas e as nigerianas. Não vai ser fácil, mas creio que temos condições de avançarmos à fase final.” Habana Basketball e Velez Sarsfield abrem a competição, às 17h30.

Pelo Nacional Masculino, Universo/Ajax e Flamengo fazem hoje, em Goiânia, às 18h, a primeira partida da semifinal (melhor-de cinco).

NBA

O ala/pivô Rasheed Wallace marcou 20 pontos na vitória do Detroit Pistons em casa sobre o Indiana Pacers, por 85 a 78, quarta-feira, colocando os Pistons à frente na série melhor-de-sete por 2 a 1.