São Paulo – O espanhol Fernando Alonso venceu o GP de Suzuka, no Japão, na madrugada de ontem e está muito próximo do bicampeonato de Fórmula 1. O piloto foi beneficiado pela quebra do motor do alemão Michael Schumacher, que liderava a a prova, quando teve o problema na volta 36, e abandonar a corrida.

Desta forma, Alonso vem ao GP do Brasil necessitando de apenas um ponto para sagrar-se campeão. Caso Schumacher não vença a prova, o atual campeão também fica com o título da temporada 2006. O próprio piloto alemão, que irá se despedir da Fórmula 1 neste ano, afirmou que o seu concorrente ?liquidou? a fatura.

Outro destaque da prova foi a segunda posição conseguida por Felipe Massa, que chegou 15 segundos atrás de Alonso. Porém, a boa colocação do brasileiro não foi suficiente para alegrar a equipe Ferrari, que lamentou a quebra do motor de Schumacher e ainda viu os boxes da francesa Renault fazendo muita festa com o resultado final da corrida.

O brasileiro Rubens Barrichello, por sua vez, teve uma atuação discreta. Ele foi aos boxes no início da prova, pois teve seu carro tocado e o bico avariado.