Os brasileiros Alison e Emanuel sofreram mais do que imaginavam, mas garantiram vaga na final do vôlei de praia masculino dos Jogos Pan-Americanos de 2011, nesta sexta-feira, ao derrotarem a dupla mexicana formada por Miramontes e Virgen por 2 sets a 1, com parciais de 21/19, 20/22 e 15/6, na cidade mexicana de Puerto Vallarta.

Atuais campeões do Circuito Mundial e do Campeonato Mundial da modalidade, Alison e Emanuel entrarão na disputa pelo ouro como favoritos disparados na decisão deste sábado, às 16 horas (de Brasília). Eles terão pela frente na decisão a parceria formada pelos venezuelanos Hernandez e Mussa, que nesta sexta derrotaram na outra semifinal os argentinos Etchegaray e Suarez, também por 2 sets a 1, com 21/19, 16/21 e 15/12.

Alison e Emanuel, porém, chegarão à final precavidos para evitar uma derrota que para eles seria um fracasso no Pan. Além de sofrerem um surpreendente revés no segundo set do duelo desta sexta, no qual chegaram a liderar por 17 a 12 e permitiram a virada mexicana, eles também foram superados pelos cubanos Gonzalez e Piña na segunda rodada da primeira fase da competição.

Apoiados pela torcida que lotou as dependências da arena de Puerto Vallarta, Miramontes e Virgen chegaram a sonhar com uma vitória sobre Alison e Emanuel depois de ganharem o segundo set e travarem uma disputa equilibrada com os brasileiros no primeiro, que terminou com vitória apertada por 21 a 19 para a dupla do Brasil. Porém, a parceria do País fez prevalecer a sua maior categoria na terceira parcial, vencida com facilidade por 15 a 6.