Alemão busca seu ponto mais importante na F-1

Suzuka – Michael Schumacher disputou até hoje 192 GPs. Marcou 1.037 pontos, conquistou cinco títulos e venceu 70 corridas, entre outros recordes menos notáveis. Hoje à noite, manhã de sexta-feira em Suzuka, no Japão, ele deixa todo esse passado fora do cockpit vermelho de sua Ferrari para iniciar a busca por um único pontinho, o mais importante de sua carreira. Se consegui-lo na prova que encerra a temporada 2003 da Fórmula 1, chegará ao sexto título, algo que ninguém logrou alcançar na história da categoria.

Para tanto, o alemão precisa terminar a prova em oitavo lugar, posição que não é muito comum em seu currículo. Foram apenas duas vezes, na Austrália em 1999 e na Hungria neste ano. Schumacher não é piloto de ficar fora da zona de pontos quando termina um GP. Foram 145 pontuações, 75,5% do total das provas em que largou. Quando considerados apenas os GPs em que foi até o final, 150, ele pontuou em 96,6% deles.

Some-se a isso o fato de já ter vencido cinco vezes em Suzuka e de não ter tido nenhum abandono por causa mecânica neste ano (só não terminou em Interlagos, depois de rodar na chuva) para se dimensionar o favoritismo do ferrarista na disputa contra Kimi Raikkonen. Aliás, são já 37 corridas seguidas sem sequer um parafuso defeituoso. A última quebra aconteceu no GP da Alemanha de 2001, quando um problema na bomba de gasolina o tirou da prova.

Assim, Kimi, o “Homem de Gelo” da McLaren, tem uma tarefa dificílima no Japão. Primeiro, precisa vencer a corrida. Qualquer outro resultado dá o título a Schumacher. A pré-classificação acontece a partir das 2h da madrugada de sexta.

Voltar ao topo