A seleção da Alemanha não deu chances à Turquia nesta sexta-feira e venceu por 3 a 0, em Berlim, pelas eliminatórias da Eurocopa. Com dois gols de Klose e um de Özil, os alemães chegaram aos nove pontos e se isolaram na liderança do Grupo A. A Turquia divide a segunda colocação com Áustria, ambos com seis pontos.

Apesar dos gols de Klose, o protagonista da partida desta sexta foi o meia Özil. De ascendência turca, o jogador foi vaiado por parte da torcida e não comemorou o gol marcado no segundo tempo. O atleta do Real Madrid havia sido criticado durante a semana pelo turco Hamit Altintop, do Bayern de Munique, por ter escolhido defender a Alemanha, em vez de atuar pela seleção da Turquia, opção de Altintop – titular nesta sexta.

A polêmica repercutiu nas arquibancadas, de onde saíram seguidas vaias da torcida turca. Özil, contudo, não se abalou com a reação dos torcedores. Participou das principais jogadas do time e ainda balançou as redes aos 34 da etapa final, ao finalizar rasteiro na saída do goleiro Demeriel.

A vitória começou a ser delineada no final do primeiro tempo. Após cabeçada de Müller, Klose aproveitou rebote do goleiro e, também de cabeça, mandou para as redes, aos 42 minutos. O terceiro gol, depois de muitas chances desperdiçadas, veio novamente dos pés de Klose. Ele tirou vantagem de um erro da defesa, invadiu a área e marcou o terceiro, selando a vitória dos alemães.

Ainda nesta sexta, a seleção da Bélgica derrotou o Casaquistão por 2 a 0, fora de casa, e somou seus primeiros três pontos na competição. A Áustria superou o Azerbaijão por 3 a 0, diante de sua torcida, e se igualou à Turquia na tabela.