Dortmund – Na volta do meia Michael Ballack, a Alemanha sofreu para superar a arqui-rival Polônia por 1 a 0, ontem, na abertura da 2.ª rodada da Copa.
O destaque do confronto, que aconteceu no Westfalenstadion, em Dortmund, foi o goleiro Artur Boruc, que evitou inúmeras tentativas dos donos da casa, mas sofreu o gol aos 46 minutos da etapa final.
Com o resultado, a Alemanha se isola na liderança do Grupo A, com 6 pontos. Caso o Equador (3 pontos) supere a Costa Rica (0) hoje, em Hamburgo, os alemães e equatorianos já garantirão vaga nas oitavas-de-final. Somado a isso, os germânicos mantiveram o retrospecto favorável diante dos poloneses. Em 15 jogos, os tricampeões venceram 11 vezes e empataram as restantes.
Precisando se redimir da derrota diante do Equador, a Polônia foi pra cima dos anfitriões. Aos 8 minutos, Zurawski arriscou da entrada da área, mas o goleiro Jens Lehmann fez boa defesa. No lance seguinte, Ballack rolou para o atacante Klose, que chutou forte, mas Boruc evitou. Impondo-se mais em campo, os alemães tiveram boa chance aos 20. Philipp Lahm na esquerda alçou na pequena área e Klose, à queima-roupa, cabeceou para fora. Aos 45, em boa triangulação, Shweinsteiger deixou Podolski na cara do goleiro polonês, mas arrematou para fora.
Após o intervalo, os poloneses voltaram melhor. Aos 11, o atacante Ireneusz Jelen mandou forte de fora da área, mas Lehmann encaixou.
A Alemanha voltou a levar perigo aos 20. Em um cobrança de falta, Frings mandou uma bomba na barreira e, no rebote, Klose bateu no canto esquerdo, mas Boruc espalmou.
Com mais espaço em campo depois da expulsão de Radoslaw Sobolewski, os anfitriões do Mundial foram ao ataque.
Aos 35, Lahm fez jogada pela esquerda e colocou no canto, mas Boruc evitou. Em seguida, Klose, sozinho na pequena área, completou e o goleiro polonês fez novo milagre. Klose e Ballack acertaram o travessão duas vezes no mesmo lance, aos 44. Mas, nos acréscimos, a Alemanha conseguiu abrir o marcador. Odonkor foi lançado na direita e cruzou rasteiro para área, Oliver Neuville, que havia entrado no lugar de Podolski, se antecipou a Boruc empurrou para as redes, levando a torcida alemã à loucura.