O espanhol Aleix Espargaró aproveitou muito bem a estreia de um novo motor e colocou a sua Suzuki na liderança do primeiro dia de atividades da etapa da Catalunha da MotoGP, a sétima prova da temporada 2015. Nesta sexta-feira, no circuito de Barcelona, ele superou a concorrência dos pilotos da Honda para ser o mais rápido.

Aleix Espargaró foi o mais rápido do segundo treino livre da etapa da Catalunha, mas garantiu a liderança apenas nos instantes finais da atividade, já com o cronômetro zerado, quando marcou o tempo de 1min41s158 na melhor volta do dia.

Assim, ele superou o espanhol Marc Márquez. O atual bicampeão mundial venceu no ano passado a etapa da Catalunha, liderou o primeiro treino livre da sexta-feira em Barcelona, mas teve que se contentar com a segunda posição ao marcar 1min41s443 na sua melhor volta.

Seu companheiro de equipe na Honda, o também espanhol Dani Pedrosa, foi o terceiro colocado, com 1min41s789. O italiano Andrea Dovizioso, da Ducati, ficou em quarto lugar, com 1min41s823. Já o espanhol Maverick Viñales confirmou o bom rendimento das motos da Suzuki ao assegurar a quinta posição, com 1min41s922.

Ele foi seguido pelo italiano Andrea Iannone, da Ducati, que terminou o dia em sexto lugar ao ser o último piloto a marcar uma volta em menos de 1min42 – 1min41s938. Apesar de estar embalado por três vitórias consecutivas na temporada 2015 da MotoGP, o espanhol Jorge Lorenzo ficou apenas na sétima colocação, com 1min42s034. Ainda assim, foi o melhor piloto da Yamaha nesta sexta-feira em Barcelona.

A lista dos dez primeiros colocados nos primeiros treinos livres da etapa da Catalunha foi completada, em ordem, pelo britânico Cal Crutchlow, da LCR Honda, pelo espanhol Pol Espargaró, da LCR Honda, e pelo também britânico Scott Redding, da Marc VDS Honda. Líder do campeonato, o italiano Valentino Rossi, da Yamaha, teve uma sexta-feira ruim em Barcelona e terminou o dia apenas na 11ª colocação.

Os pilotos voltam ao circuito espanhol neste sábado, quando será realizado o treino de classificação a partir das 9h10 (horário de Brasília). A largada da etapa da Catalunha está marcada para as 9 horas do domingo.