Alegrias e lamentações marcaram a última rodada

Atlético, “campeão” da 1ª fase; Paraná, Iraty,  Cianorte e Paranavaí classificados para a próxima etapa; Foz do Iguaçu, Iguaçu e o tradicional Londrina rebaixados para a Série Prata. Festa de alguns, lágrimas de outros: assim correu a emocionante 15.ª e última rodada da fase inicial do Campeonato Paranaense.

O primeiro classificado do dia saiu à tarde. O Iraty assegurou sua vaga ao bater o Cianorte por 2 a 1. O atacante Gílson abriu o placar aos 41 do 1.º tempo. O Cianorte, que estreava o técnico Ivo Secchi, empatou aos 2 da etapa final, com Marquinhos.

Ayrton, com um tiro forte da entrada da área aos 10, decretou a vitória e selou o passaporte do Azulão pra etapa decisiva. Apesar do tropeço, o Cianorte classificou com os resultados da noite.

No outro jogo das 15h30, Nacional e J. Malucelli, que já estavam classificados, empataram sem gols em Rolândia. O resultado garantiu o surpreendente NAC como terceiro colocado ­. O Jotinha ficou em quarto.

E se nem todos os jogos da rodada decisiva começaram juntos, como seria recomendável, a bagunça prosseguiu nas partidas da noite. Londrina e Coritiba começaram a jogar às 21h54, quando Atlético x Engenheiro Beltrão já contava com nove minutos.

Mas de nada adiantou para o Tubarão, que mesmo com a vitória contra o Coritiba amargou o rebaixamento pela segunda vez nos últimos 10 anos, por ter saldo de gols pior que o de Cascavel e Engenheiro Beltrão. Igualmente, o Iguaçu volta à Série Prata, depois de ser goleado pelo Paraná.

O último rebaixado foi o Foz do Iguaçu, que após ótimo começo caiu vertiginosamente e acabou o campeonato com o quarto treinador. O time da fronteira perdeu um confronto direto contra a degola para o Toledo: 4 a 1, em Toledo, com gols de Ernani (2), Eric e Sérgio Mota para o time da casa, e Thiago para o Foz.

E o último classificado saiu em Cascavel: o Paranavaí segurou o empate sem gols com a Cobra e abocanhou a 8.ª vaga. Hoje, no Rio de Janeiro, a justiça desportiva define os mandos de campo da 2ª fase.