O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse nesta segunda-feira (17) que o governo não vai tolerar manifestações que atrapalhem ou tentem impedir a realização de jogos da Copa das Confederações. Em evento no Rio de Janeiro, o ministro disse que o Brasil assumiu o compromisso de realizar o evento e vai cumpri-lo.

continua após a publicidade

“Não vamos permitir que nenhuma dessas manifestações atrapalhe nenhum dos eventos que nos comprometemos a realizar. Quem achar que pode impedir a realização desses eventos enfrentará a determinação do governo de impedir. As manifestações serão toleradas dentro desse limite”, disse Aldo.

Segundo o ministro, as polícias estaduais tiveram sucesso em garantir a realização dos três primeiros jogos da Copa das Confederações e, por isso, manterão seu esquema de segurança para as próximas partidas. Aldo Rebelo disse não temer que a imagem do Brasil seja prejudicada pelas manifestações e espera que o resto do mundo veja o país como um lugar democrático mas capaz de garantir a ordem.

Sobre as vaias à presidenta da República, Dilma Rousseff no jogo de abertura da Copa, no último sábado (15), em Brasília, o ministro disse que como militante do movimento estudantil teve que conviver com isso, mas não aconselha que os torcedores tenham esse comportamento.

continua após a publicidade

Aldo garantiu que todas as obras necessárias estarão prontas para a Copa do Mundo de 2014, apesar de “alguns setores da sociedade” discordarem disso. Segundo ele, as obras que não forem concluídas a tempo sairão da matriz de responsabilidades da Copa e perderão o direito de ter um regime de contratação diferenciada.

Sobre as despesas com o evento, Aldo Rebelo disse que, para cada R$ 1 gasto pelo Poder Público, R$ 3,40 foram investidos pela iniciativa privada.

continua após a publicidade

No evento sobre economia do futebol, realizado hoje no Rio de Janeiro, o presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, disse que durante a realização de eventos internacionais, algumas vezes é preciso lidar com eventualidades como os protestos no Brasil e na Turquia, onde a Fifa realizará o Mundial de Futebol sub-20. Blatter elogiou os estádios Jornalista Mário Filho, o Maracanã, e Mané Garrincha.