O paranista Fábio disputa com Cláudio.

Num dia nublado, com chuva e pouco público, um amistoso ruim? Para os torcedores, sim. Para os jogadores e o técnico, não. Com pouco entrosamento , o Paraná mostrou que precisa chegar no Brasileirão em condições melhores.

Com a derrota para o Juventude por 3 a 1, o tricolor pôde ter uma noção do ritmo de jogo da equipe. Sem a presença de quatro jogadores (emprestados para o Iraty), o time errou muitos passes, e mostrou que há muito o que melhorar.

A primeira chance do tricolor surgiu aos 7 minutos. Numa cobrança de falta de Maurílio, o goleiro Diego foi obrigado a espalmar para fora. Apesar da oportunidade de gol, quem marcou foi o adversário. Aos 10, depois da cobrança de escanteio, Cláudio Pitbull desviou, para Edmílson abrir o placar. Em desvantagem, o Paraná foi em busca do empate. As jogadas de velocidade não estavam adiantando, e a oportunidade, então, surgiu de bola parada. E isso não demorou para acontecer. Maurílio cobrou o escanteio para que Dennys empatasse o jogo aos 14 minutos, num cabeceio. Depois do gol, o tricolor acertou os passes, e dominava a partida.

A segunda etapa começou com a pressão gaúcha. Em três minutos de bola rolando, três chutes de fora da área do Juventude. Na última tentativa, o segundo gol alviverde. Numa cobrança de falta de Mineiro, o goleiro Marcos não segurou, e Filipe Alvim colocou nas redes.

Com o resultado, o Paraná foi novamente atrás do empate.

Cláudio Pitbull, de frente para o gol, desperdiçou a melhor chance da partida. Aos 27 minutos, o atacante invadiu a área, mas acabou chutando para fora. O Paraná respondeu numa cobrança de falta. Diego espalmou o chute de Maurílio aos 30. E, para piorar a situação, Maurílio foi expulso aos 39 minutos. Com um jogador a menos, e sem inspiração no ataque, o Paraná não modificou o placar. O Paraná não, mas o Juventude sim. Depois de um chute de Cláudio Pitbull, a bola desviou em Xandão enganando o goleiro, e balançou as redes do tricolor aos 44.

Apesar da derrota, alguns jogadores, como o zagueiro Bosco, afirmaram que a derrota não foi bem-vinda, mas pode “ajudar o Paraná a acertar no futuro”. “O mais importante, mesmo perdendo, é a dedicação dos jogadores”, afirma o técnico Otacílio Gonçalves.

***

* O que anda preocupando os dirigentes tricolores é o problema com a grade de televisionamento para o Brasileiro e a divisão das cotas entre os times. As equipes que não integram o Clube dos Treze (Paraná Clube, São Caetano, Paysandu, Ponte Preta, Gama, Figueirense e Juventude) receberiam uma parcela menor da cota de transmissão dos jogos. Para isso, o Paraná já manteve contato com os dirigentes do Juventude, e deve contactar os outros seis clubes, para uma possível conversação com a Globo Esportes, responsável pela cobertura do Brasileirão. A cota até agora instituída para os sete times é de R$ 900.000, considerada baixa pelos dirigentes. Marcelo Cunha, presidente do Juventude, concorda com os dirigentes do tricolor e espera resolver esse problema, antes do início da competição.

continua após a publicidade

continua após a publicidade