Aeronáutica italiana ajudará a proteger jogos da Eurocopa

Durante os jogos da Eurocopa 2008, os países-sede Áustria e Suíça receberão a ajuda da Aeronáutica italiana para a segurança do principal evento que precede as Olimpíadas de Pequim no calendário esportivo internacional. Já neste sábado, as seleções européias se enfrentam pela primeira rodada.

Em situações específicas, vistas como particularmente delicadas pela organização, alguns caças F-16 do exército italiano cuidarão do espaço aéreo de ambos os países, em operações denominadas C.A.P. (Patrulha de Combate Aéreo, na sigla em inglês) e realizadas em parceria com as forças de segurança austríacas e suíças.

O principal objetivo é reduzir e otimizar o tempo de gestão de uma possível operação aérea de defesa, que necessita rapidez para se tornar eficaz.

Através da cooperação interna da União Européia, a Áustria solicitou à Itália um incremento do dispositivo de defesa aérea nacional. Os caças do 5º Batalhão de Cervia (norte do país) ajudarão a proteger sobretudo o estádio de Innsbruck, cidade do oeste austríaco e próxima da fronteira com a Itália.

Voltar ao topo