A Bolívia vai enfrentar o Brasil na estreia da Copa América, no Morumbi, em 14 de junho, com um elenco jovem e que sonha em mostrar serviço. O técnico da seleção boliviana, Eduardo Villegas, disse nesta quinta-feira, no Rio, que vai apostar em uma nova geração para a disputa do torneio e se mostrou otimista com a possibilidade de os garotos surpreenderem. “Vamos ter jogadores jovens, com muita vontade. Às vezes os jovens são até mais perigosos que os jogadores experientes”, disse ao SporTV.

continua após a publicidade

Os bolivianos enfrentam problemas de organização para se preparar. A seleção trocou de técnico no início deste mês, com a chegada de Villegas, que se destacou no ano passado ao levar o San José, de Oruro, ao título nacional.

continua após a publicidade

Os clubes bolivianos ainda tiveram recentemente de negociar com a federação local o pagamento de dívidas para não cancelar o início do campeonato local. Apesar desse quadro desfavorável, Villegas prefere considerar o torneio no Brasil como uma oportunidade. “Temos uma mudança importante de jogadores. Alguns estão deixando a seleção boliviana. Nosso jogadores são jovens, querem se consolidar, têm potencial e a Copa América é uma chance para eles”, afirmou.

continua após a publicidade

No ano passado, ainda sob o comando dos treinadores Mauricio Soria e César Farías, a Bolívia fracassou nos primeiros testes com um elenco jovem em amistosos. Em dez jogos, só conquistou uma vitória, sobre Mianmar. A equipe acumulou ainda uma derrota para a frágil Curaçau. Veteranos como o atacante Pablo Escobar se despediram da seleção. Nomes como Marcelo Moreno, por exemplo, haviam tomado o mesmo caminho, porém repensaram a escolha e estão à disposição novamente. “É um grande privilégio fazer parte da Copa América tão bem organizada. Nossa motivação é muito grande. Vamos passar isso para os jogadores”, afirmou Villegas.

Além do jogo com o Brasil, no Morumbi, a equipe vai atuar na fase de grupos da Copa América contra o Peru, no Maracanã, e contra a Venezuela, no Mineirão.