Adriano estréia como titular na sub-20

Para quebrar um jejum de dez anos e mostrar a força do futebol brasileiro, o técnico da seleção sub-20, Marcos Paquetá, escalou um time com três atacantes para a estréia de hoje, contra o Canadá, no mundial dos Emirados Árabes, em Dubai, às 11h45 (de Brasília). Nilmar e Daniel Carvalho, do Internacional,

e Kléber, do São Paulo, foram escalados pelo treinador, que não escondeu sua confiança em uma vitória com muitos gols. O atacante Dagoberto, do Atlético, que viajou machucado, está fora da estréia, assim como seu companheiro Fernandinho. Em compensação, o lateral-esquerdo Adriano, do Coritiba, “roubou” a posição que antes era de Coelho, do Corinthians. “A intenção é a de mostrar que o Brasil é o Brasil.

Temos que mostrar nossa força e não mudar nossas características”, disse Paquetá, que em agosto conquistou o título de campeão mundial com a seleção sub-17, na Finlândia. “O setor ofensivo da seleção foi o que menos me preocupou, porque temos excelentes jogadores.”

Por causa da disponibilidade de bons atletas para o ataque, Paquetá treinou intensamente o setor defensivo do Brasil. E, de acordo com o treinador, os resultados obtidos superaram suas expectativas, o que serviu para deixar o grupo ainda mais motivado à conquista do título de tetracampeão.

A principal recomendação de Paquetá aos jogadores, para a partida contra os canadenses, foi a de que a atenção seja redobrada. O técnico orientou os atletas para que a ansiedade da estréia não atrapalhe o desempenho da equipe dentro do campo.

“Todos estão confiantes e temos jogadores excelentes tecnicamente”, contou Paquetá, que escolheu para capitão da equipe o zagueiro Adaílton, do Vitória. “Acho que nunca tivemos um elenco tão bom para disputar uma competição como essa. Conseguimos uma forte união e determinação no grupo.”

Este será o terceiro confronto entre Brasil e Canadá em mundiais. Em todas as vezes, a seleção saiu de campo vitoriosa: 1 x 0, no Chile, em 1987, e 2 x 0, na Argentina, em 2001. O último título de campeão mundial sub-20 conquistado pelo País foi em 1993, na Austrália. Os outros dois foram obtidos em 1983, no México, e em 1985, na extinta União Soviética.

A seleção está no grupo C e, além do Canadá, enfrenta na primeira fase a República Checa, dia 1.º de dezembro, e a Austrália, no dia 4.

Abertura

Na partida de abertura do mundial, ontem, pelo grupo A, a Eslováquia goleou a seleção dos Emirados Árabes, por 4 a 1, em Abu Dhabi. Os gols eslovacos foram marcados por Milos Brezinsky, aos 5?, Juraj Halenar, aos 23? do 1.º tempo, Marek Cech, aos 3? e Filip Holosko, aos 36? do 2.º tempo. O único gol dos donos da casa foi marcado por Ali Al Wehaibi, aos 27? da segunda etapa.

Ficha técnica

Brasil: Fernando Henrique; Daniel, Alcides, Adaílton e Adriano; Dudu, Carlos Alberto e Andrezinho; Daniel Carvalho, Kléber e Nilmar. Técnico: Marcos Paquetá. Canadá: Alim Karim; Winston Marshall, Kevin Harmse, Andrés Arango e Edgar David; Nikolas Ledgerwood, Waldemar Dutra, Jason Di Tullio e Atiba Hutchinson; Iain Hume e Wyn Belotte. Técnico: Dale Mitchell. Árbitro: Eduardo Iturralde González (Espanha). Horário: 11h45 (de Brasília). Local: Dubai.

Voltar ao topo