Barcelona, Espanha – O início do rigoroso inverno europeu traz consigo novas opçoes de práticas esportivas. Para isso, imagine uma das maiores cadeias de montanhas do mundo. Agora, visualize elas repletas de neve. Essa combinação gera condições ideais para quem busca adrenalina pura. E é em janeiro que, oficialmente, abre a temporada 2004/2005 nas 17 estações de esqui espalhadas pelos Montes Pirineus (cordilheira situada na fronteira entre Espanha e França).

A realidade dos esportes de neve – esqui e snowbord, em especial – é algo completamente distinto do que se pode encontrar no Brasil, por questões óbvias de clima e geografia. Já na Europa, é algo comum. Sao diversos os pontos de lazer na neve. A partir de agora, você se aproximará dessa realidade distante ao conhecer o funcionamento de uma das principias estações encontradas no Pirineus da Catalunha, a Boí Taüll Resort.

A Boí Taüll Resort é uma das 17 estações oficiais localizadas no lado espanhol dos Pirineus. A região fica na Lérida, um dos quatro estados que formam a Comunidade Autônoma da Catalunha. Ela não é a maior nem a mais famosa, mas possui raras características que a transformam em uma preciosidade entre as demais.

A primeira delas é o seu pouco tempo de existência. Foi fundada em 1991, junto com o Hotel Boí Taüll, que por controlar desde o início as atividades esportivas da estação, deu-lhe também o nome. Se engana quem pensa que a pouca "idade" do local é um fator negativo. Pelo contrário. Por esse mesmo motivo, ela pôde ser planejada evitando os problemas habituais encontrados nas estações mais antigas.

A assessora de imprensa da Boí Taüll Resort, Meritxell Plana Belenguer, explica. "Uma das principais vantagens é a segurança. Através de algumas falhas ocorridas em outros pontos dos Pirineus, reduzimos a praticamente zero os acidentes, entre outras coisas."

Outro quesito que a torna a predileta entre os esquiadores é a tranqüilidade encontrada no local. "Aqui não existem aquelas filas intermináveis que irritam os esquiadores. A grande área disponível para a prática das mais diversas modalidades esportivas de neve tornam o local extremamente agradável", explica Belenguer.

O Vale

O principal motivo que transforma a Boí Taüll Resort em uma "jóia" entre as estações é a região onde está situada: o Vale de Boí. Este vale se localiza na Comarca da Alta Ribagorça, nos Pirineus da Catalunha mais ocidental. A estrada que leva o esportista em busca de emoções radicais propicia vistas incríveis de um local onde a natureza foi extremamente generosa, o Parque Nacional de Aigüestortes.

O parque, de incomparável riqueza, torna fundamental sua visita. Foi criado em 1955 por decreto e reclassificado por lei, em 1988, pelo governo catalão. É o único parque da Catalunha que pertence à rede de parques nacionais, protegidos rigorosamente pelas leis espanholas.

O Vale de Boí oferece ainda encantos mais significativos. Possui nove igrejas de estilo Românicas Catalanas que foram declaradas Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco, em 2000. O Românico Catalão é um estilo arquitetônico praticado nos séculos XI, XII e XIII, seguindo os modelos do norte da Itália do românico lombardo. "Tudo isso torna a estação muito atrativa. Além de fortes emoções, o turista também pode desfrutar da natureza e da história", afirma Meritxell.

Nas alturas

Enquanto a média de altura mínima da maioria das pistas dos Pirineus é de 1.500m, as de Boí Taüll Resort impressionam. Sua pista mais baixa tem 2.020m (Pla de Vaques) e a mais alta 2.750m (Puig Falcó). Com isso, possui as pistas mais altas dos Pirineus, fator que interfere na prática do esporte. "A grande altitude gera uma neve de melhor qualidade e mais duradoura", ressaltou Belenguer.

Ao todo, são 46 pistas divididas nas seguintes categorias: verdes (iniciantes); azuis (intermediários); vermelhas (profissionais) e negras (experts). As duas primeiras categorias são para os que estão em fase de aprendizagem, mas é nas duas últimas que se pode notar toda a adrenalina que provoca este esporte.

Complexo hoteleiro

O que era apenas um hotel quando a estação foi fundada, se transformou no principal complexo hoteleiro das montanhas catalãs. Atualmente, o Boí Taüll Resort é composto por seis hotéis que oferecem todo o conforto para os fanáticos pela neve.

São eles: Hotel Boí Taüll Resort; Hotel Romànic; Hotel Taüll; Apartamentos La Solana; Residencial La Solana e Apartotel Augusta. Entre eles, o mais novo e moderno é o Aparthotel Augusta. Inaugurado em junho de 2004, possui 41 apartamentos amplos, de capacidades diversas (2 a 7 pessoas), ideal para famílias e casais.

O Resort oferece todo o serviço para a prática do esqui na neve e snowboard (equipamentos, instrutores etc).

Esporte caro

Tanto a prática do esqui na neve como o snowboard requerem uma infinidade de equipamentos. Os preços desses materiais são relativamente caros. O que o transforma num esporte de elite. Tanto o par de esquis, como a "tabla" para a prática de snowboard podem variar de 200 a 800 euros (aproximadamente R$ 750 a R$ 3.000), dependendo do modelo e da tecnología utilizada. Isso sem falar nas botas especiais, capacetes, roupas, óculos, suportes etc.