Adir Romeo no programa “Solidariedade Olímpica”

Começa hoje a viagem do professor Adir Luiz Romeo, responsável pelo Centro Esportivo Velódromo, da Prefeitura Municipal de Curitiba, e treinador da seleção brasileira de pista. O técnico embarca às 17h45 rumo à sede da União Ciclística Internacional (UCI), em Aigle, na Suíça, onde participará do curso de treinadores de ciclismo. No caso de Adir, ele participará do curso nível III, a última etapa para treinadores. Ao todo, ele permanecerá durante doze semanas, alternando teoria e prática.

O curso entra na sua segunda edição. "No ano passado, em sua primeira edição, o curso foi ofertado a treinadores de língua inglesa. Agora, foi aberta uma turma para técnicos das Américas e será ofertado em espanhol", explica Adir, lembrando que o curso faz parte do Programa Solidariedade Olímpica – uma parceria entre, o Comitê Olímpica Internacional (COI) e os comitês olímpicos nacionais no caso da parceria, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Ao todo, o curso será ministrado a 25 treinadores, e é dirigido a países do continente americano, de língua espanhola. Um treinador de Portugal foi convidado para participar do evento. Em seu programa, o curso será ministrado em quatro disciplinas olímpicas: BMX (bicicross), estrada, pista e mountain bike.

Adir ficará em Aigle, no Centro Mundial de Ciclismo, na Suíça. E será liberado pela prefeitura municipal de Curitiba, no período do curso. "Durante o curso, vou ter a oportunidade de reciclar as informações científicas do ciclismo moderno, nas diversas disciplinas, vivenciar através da prática, o que está sendo aplicado nos atletas que treinam no Centro Mundial, e acompanhar o desenvolvimento dos mesmos nas provas que integram seus calendários", explicou Adir.

"Isso será importante, pois ele vai trazer para Curitiba as mais novas técnicas de aperfeiçoamento dos atletas, além de poder ampliar o atendimento do ciclismo, em Curitiba, para assim atender todas as regionais dos bairros, onde a bicicleta pode ser muito mais que apenas um meio de transporte", comentou o secretário Raul Plassmann.

A participação de Adir Romeo no curso de capacitação de treinadores é também uma das ações da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), visando os Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. "Estamos investindo na capacitação de um dos nossos melhores treinadores e, a seguir, vamos desenvolver um programa de capacitação interna, para multiplicar esses conhecimentos", revelou o presidente da CBC, Bruno Caloi.

Voltar ao topo