A Divisão de Acesso de 2007, asegunda divisão do Paranaense, terá várias novidades na próxima temporada. Durante o arbitral realizado ontem, na sede da Federação Paranaense de Futebol – FPF, o presidente da entidade, Onaireves Moura, anunciou que a competição começará no dia 4 de fevereiro, um mês antes do previsto no calendário da entidade. Segundo Moura ?o objetivo é terminar a competição até o dia 24 de junho?. ?O campeão e o vice participarão da Copa Paraná, que começará no início de julho?, disse o dirigente.

Outra novidade é que o campeonato contará com uma equipe do exterior, que mandará seus jogos no Estádio Pinheirão. Moura não revelou o nome do clube, disse apenas ?que o clube é da Europa, e viria com o intuito de observar jogadores brasileiros?. Nos bastidores da federação, o Dínamo, de Kiev, seria o time convidado para participar da Segundona.

Ficou decidido ainda que podem participar da Divisão de Acesso do ano que vem apenas jogadores com idade máxima de 23 anos – nascidos a partir de janeiro de 1984. ?Será mais uma possibilidade de revelar atletas, ainda mais que teremos um time do exterior para observá-los?, disse o presidente da FPF.

Torneio já tem fórmula, mas faltam o número de times

Na proposta de fórmula da Divisão de Acesso de 2007, o campeonato terá quatro fases. Mas a federação ainda não sabe quantos times participarão da competição. Na primeira fase, que iria de 4 de fevereiro a 22 de abril, as equipes serão divididas em dois grupos regionalizados: ?A? e ?B?. Os confrontos serão em turno e returno. A definição dos grupos sairá após o dia 15, quando os clubes devem confirmar a participação.

Na segunda fase, entre 29 de abril a 27 de maio, as quatro equipes de cada grupo, se enfrentariam em turno e returno.

Na terceira fase, chegariam à semifinal os dois primeiros colocados de cada grupo na fase anterior. Os jogos seriam disputado em ida e volta entre os dias 3 de junho e 10 junho.

Chegariam à final, o vencedor de cada jogo para decidir o título em duas partidas: ida e volta, com as datas de 17 de junho e 24 de junho.

Registro de jogadores

Para a 1.ª rodada, os atletas poderão ser registrados até o dia 26 de janeiro. O prazo final para inscrever jogadores para o campeonato vai até uma semana antes do início da 2.ª fase.

No dia 4 de janeiro, os clubes voltam a se reunir na FPF para realizar o arbitral financeiro do campeonato.

Transmissão

O presidente da FPF anunciou que a FPFTV vai transmitir pelo menos um jogo a cada rodada da Divisão de Acesso 2007, com a finalidade de gerar recursos financeiros para os clubes. O departamento de marketing da entidade já iniciou as negociações com possíveis patrocinadores.

Clubes tradicionais e curiosidades na Segundona

Participaram da reunião para a discussão da Divisão de Acesso do próximo ano, 13 equipes. Entre elas algumas tradicionais e outras surpresas: Auritânia Foz do Iguaçu, Arapongas, Francisco Beltrão, Umuarama, Operário Ferroviário de Ponta Grossa, Real Brasil, Adapar, Império do Futebol, Platinense, Matsubara, Bandeirantes EC, Grêmio Maringá, e uma equipe do exterior.

Entre as curiosidades estão as equipes do Real Brasil e Império do Futebol, que até recentemente tinham como responsáveis o empresário Aurélio Almeida. O Real Brasil estava ?ocupando? o Pinheirão, e acabou sendo despejado do local. Outro ?mistério? seria o clube do exterior que disputaria o campeonato.

O presidente da FPF espera que a competição reúna entre 12 e 14 clubes, que terão até o dia 15 de dezembro para definir o estádio para mandar jogos e regularizar toda a documentação com a tesouraria da FPF. ?Não poderemos prorrogar esse prazo, pois a tabela será divulgada no dia 20 de dezembro?, disse o diretor do Departamento de Futebol Profissional da FPF, Almir Zanchi.