O francês Eric Abidal precisará passar nas próximas semanas por um transplante de fígado, local onde ele teve um tumor hepático no ano passado. A informação foi confirmada nesta quinta-feira por seu clube, o Barcelona, que afirmou que o procedimento era uma opção considerada desde o início do tratamento.

“Durante as próximas semanas, o jogador será submetido a um transplante de fígado, dada a evolução de seu processo hepático. O transplante era una opção já indicada desde o início de seu tratamento há um ano. Por expresso desejo do jogador, o clube solicita o máximo respeito à sua privacidade e confidencialidade”, afirmou o Barcelona, em comunicado oficial.

Com a divulgação da informação, os jogadores do clube catalão se manifestaram através de suas páginas no Twitter. “Abi, voltará a se sair genial e voltará a ganhar! Não está sozinho!”, escreveu o meia Iniesta. “Voltará e o fará como sempre, sendo o melhor! É um exemplo para todos”, afirmou o zagueiro Piqué. “Toda minha força para Abidal! Sairá bem! É muito forte. Todos vamos estar do seu lado. Necessitamos de você na equipe”, completou o atacante David Villa.

Abidal retirou um tumor no fígado há quase um ano, no dia 17 de março de 2011, mas se recuperou antes do previsto e chegou a atuar na decisão da Liga dos Campeões da Europa, no final de maio. Na ocasião, entrou no segundo tempo e foi homenageado pela equipe, sendo escolhido para levantar a taça de campeão, após a vitória por 3 a 1, mesmo com o capitão Puyol em campo.

Desde então, o lateral francês, de 32 anos, vinha jogando normalmente e dava sinais de que a preocupação com seu fígado já havia ficado para trás. O Barcelona não deu maiores detalhes sobre o transplante, não divulgou a data da cirurgia nem o tempo previsto para recuperação do jogador.