A atacante norte-americana Abby Wambach foi eleita nesta segunda-feira a melhor jogadora de futebol do mundo em 2012 e conquistou o prêmio Bola de Ouro da Fifa. A brasileira Marta ficou na segunda posição na votação, enquanto Alex Morgan, também dos Estados Unidos, foi a terceira colocada.

A entrega dos prêmios para as duas jogadoras norte-americanas e Marta foi feita na cerimônia de gala realizada anualmente pela Fifa, em Zurique, na Suíça. E o resultado final reflete o ano de sucesso da seleção dos Estados Unidos, que faturou a medalha de ouro no torneio de futebol feminino na Olimpíada de Londres.

Há um ano, Wambach foi eleita a terceira melhor jogadora do mundo, atrás da vencedora japonesa Sawa e da própria Marta. Agora, porém, ela subiu dois degraus na premiação, após ser o principal destaque da seleção dos Estados Unidos na Olimpíada, com cinco gols marcados na vitoriosa campanha. Assim, aos 32 anos, conquistou o maior prêmio da sua carreira.

Numa eleição que contou com a participação dos técnicos e das capitãs das seleções nacionais e de um grupo seleto de jornalistas, Wambach ficou com 20,67% dos votos, enquanto Marta teve 13,50% e Alex Morgan terminou com 10,87%.

Segunda colocada no prêmio Bola de Ouro da Fifa, a também atacante Alex Morgan, de apenas 23 anos, marcou três gols na vitoriosa campanha dos Estados Unidos nos Jogos de Londres, sendo um deles o que classificou a equipe para a decisão, na vitória sobre o Canadá nas semifinais.

Marta já foi eleita cinco vezes pela Fifa como a melhor jogadora do mundo. Em 2012, porém, ela esteve longe dos melhores momentos na seleção brasileira, tanto que fez apenas dois gols nos Jogos Olímpicos de Londres, quando a equipe foi eliminada ainda nas quartas de final.

No Tyresö, o seu clube atual, a atacante brasileira de 26 anos faturou o título do Campeonato Sueco. Esse desempenho, porém, não foi suficiente para que ela fosse eleita a melhor do mundo novamente, como já aconteceu entre 2006 e 2010. Mas Marta esteve pela nona vez seguida entre as três finalistas da Bola de Ouro da Fifa.