O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, defendeu nesta segunda-feira que os praticantes de violência em estádios de futebol sejam punidos conforme manda o Estatuto do Torcedor e que estas punições sejam cumpridas à risca. Na opinião dele é esta a fórmula para que não se repitam cenas como as vistas na Arena Joinville na tarde de domingo. “A solução está em não haver impunidade”, afirmou ele.

continua após a publicidade

Em visita às obras do Itaquerão, em São Paulo, Rebelo defendeu que os torcedores violentos sejam exemplarmente punidos. “Quantos se envolveram? Tinha não sei quantas mil pessoas no estádio e poucas se envolveram. A prisão é a solução. Quando começarem a serem punidos e presos em flagrante, a violência vai diminuir. Essas cosias já estão previstas no Estatuto do Torcedor, mas têm que ser aplicadas”, garantiu ele.

No jogo de empurra-empurra que se tornou a questão da violência no futebol, o procurador geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) disse, também na tarde desta segunda-feira, que o governo federal precisa assumir sua parcela de responsabilidade, uma vez que o STJD só pode punir clubes, jogadores e dirigentes, mas não tem como julgar torcedores.

continua após a publicidade

Rebelo também passou a bola para frente. “O campeonato é um evento privado e a responsabilidade é dos organizadores”, lembrou ele. Pressionado, o ministro admitiu, porém, que o governo precisa agir. “O governo federal tem a obrigação de cooperar com a agenda de segurança nos estádios”, ressaltou.

Entre as medidas, sugeriu a instalação de juizados especiais que possam dar a sentença na hora, punindo os torcedores violentos. Ele cobrou que estes sejam presos, algo que ocorreu parcialmente no confronto entre vascaínos e atleticanos em Joinville, mas que não foi visto em outras brigas ocorridas em estádios brasileiros neste ano.

continua após a publicidade

“É uma minoria de torcedores que pratica atos de violência”, ressaltou Rebelo, que lembrou, porém, que o episódio em Joinville só teve tanta gravidade pela ausência de policiamento. “É claro que a ausência da PM fardada foi um fator facilitador”, comentou.

Durante a visita de Rebelo ao Itaquerão foi informado que o estádio do Corinthians ficará pronto na primeira quinzena de abril. Depois, na segunda quinzena, será realizado um evento-teste. As obras atrasaram por conta da queda de um guindaste, que matou dois operários.