Os 51.º Jogos Universitários Brasileiros, que serão realizados em Curitiba, de 10 a 20 deste mês, possuem quase quatro mil inscrições confirmadas de atletas, dirigentes técnicos e departamentos médicos das Federações Universitárias do Distrito Federal e de vinte e dois Estados brasileiros.

A solenidade de abertura será realizada nesta sexta-feira, às 19h30, no Ginásio do Tarumã, com o desfile das delegações e apresentação de grupos folclóricos de variadas etnias que compõem a rica diversidade cultural paranaense.

O cônsul honorário da Grécia, professor Constantino Comnionos, durante a solenidade estará presenteando a Federação Paranaense dos Desportos Universitários (FPDU) com a bandeira oficial dos Jogos Olímpicos, a qual ficará hasteada durante todo os 51.º JUB?s no Ginásio do Tarumã.

A Celepar, em parceria com a FPDU, desenvolveu um site para repassar informações úteis na internet: O endereço do site é www.pr.gov.br/jubs2003 e este possui diversos links com páginas que possuem temas de interesse do esporte universitário.

Os 51.º JUB?s são um evento coordenado pela Federação Paranaense dos Desportos Universitários (FPDU), com chancela da Confederação Brasileira dos Desportos Universitários (CBDU), que possuem apoio do Ministério do Esporte, do Ministério da Defesa (Exército Brasileiro), do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), do governo do Estado do Paraná, através da Paraná Esporte, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado do Turismo, Paraná Turismo, Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, Celepar e da Imprensa Oficial, da Prefeitura Municipal de Curitiba/Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, do Convention Bureau de Curitiba, Mais Agência de Marketing Esportiva, do Soho Turismo (Agência Oficial da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), do consulado honorário da Grêcia para os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, da Associação Ínter-Étnica do Paraná (Aintepar), do Círculo Militar de Curitiba (CMC), da Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP), do Peregrino Bar e Restaurante, Jockey Lounge Bar, Café Curacau e do site www.universia.com.br.

A Comissão Central Organizadora (CCO) e a sala de imprensa dos 51.º JUB?s estão sendo implementadas no Centro de Capacitação Estadual do Esporte, no bairro Tarumã, onde serão realizadas as competições de ginástica artística e ginástica rítmica desportiva (GRD), ficando ainda bem próximo do Ginásio do Tarumã, onde estarão acontecendo as partidas de voleibol, como também da Sociedade Thalia (sede olímpica), que abrigará o tênis de campo. Falicidades de acesso pela BR-116 à PUCPR local no atletismo, e Avenida Victor Ferreira do Amaral ao Círculo Militar de Curitiba (CMC) e ao 20.º Batalhão de Infantaria Blindada (20.º BIB).

Trabalho diutruno

Há cerca de vinte dias, as equipes da Federação Paranaense de Desportos Universitários vêm trabalhando diuturnamente na preparação dos jogos, ultimando, agora, preparativos quanto a alojamentos, alimentação transporte, enfim, toda a programação logística do grande evento nacional.

Segundo dados colhidos junto a fontes da FPDU, as maiores delegações serão as de São Paulo, com 396 componentes, e Paraná, com cerca de 400. A menor delegação será a da Paraíba, com 50 pessoas entre atletas e dirigentes.