Todos os principais jornais esportivos da Espanha já cravam que Gerardo Martino, que comandou o Newell’s Old Boys até a semifinal da Copa Libertadores, será o novo técnico do Barcelona. O clube catalão, porém, não confirma o acerto, mas avisa que está sim negociando com o treinador que, na época de jogador, era o ídolo do pai de Messi.

continua após a publicidade

Enquanto o Barcelona não acerta a contratação de um técnico para substituir Tito Vilanova, a equipe é treinada por Jordi Roura e Rubi, dupla que trabalha como auxiliares de Tito. Nesta segunda-feira, foram eles que comandaram um treino para 23 jogadores, sendo apenas 12 deles do elenco principal.

O elenco viaja na quarta-feira para Munique, onde enfrentará o Bayer de Munique na real estreia de Pep Guardiola pelo seu novo clube. Depois, vai direto para Oslo, onde terá como adversário o Valerenga, no sábado.

O Barcelona está sem técnico desde sexta, quando anunciou que, depois de sofrer com idas e vindas do câncer, Tito Vilanova descobriu uma nova recaída e, por isso, decidiu deixar o cargo.

continua após a publicidade

Vilanova foi diagnosticado com câncer na glândula parótida em novembro de 2011 e passou por uma cirurgia de quase dez horas para a retirada do tumor. Após superar a doença, ganhou aval médico para seguir trabalhando no Barcelona, onde ainda era auxiliar de Pep Guardiola. O médico do clube catalão, Ricard Pruna, chegou a dizer que via o comandante como “curado” do câncer.

No entanto, pouco mais de um ano depois, Vilanova foi submetido a exames que detectaram o reaparecimento do tumor, que, segundo ele, antes era “em lugar diferente e mais fácil de tratar”. Após uma nova cirurgia no fim de 2012, o treinador recebeu alta e, novamente, havia a certeza de que estava curado.

continua após a publicidade

Mesmo assim, Vilanova foi para os Estados Unidos, onde passou três meses em Nova York realizando tratamentos. Na época, foi substituído por seu auxiliar, Jordi Roura. O treinador retornou ao trabalho, mas a doença voltou a atacá-lo e, desta vez, ele optou por afastar-se do futebol.