Em 2006, a Gazeta do Povo escolheu, em eleição inédita, os 100 melhores jogadores da história do futebol paranaense. Foram 74 eleitores e 133 votados. Uma maneira encontrada pela editoria de Esportes para homenagear os grandes craques do estado.

continua após a publicidade

Desde então, 16 anos se passaram. De lá para cá, outros jogadores obtiveram destaque defendendo Athletico, Coritiba e Paraná. Em 2017, essa lista teve algumas novas indicações, com nomes que brilharam após a lista original.

Três anos depois, outros atletas surgiram e fizeram bonito por aqui. Principalmente pelo Furacão, que conquistou um título continental e outro nacional.

Veja aqui a lista do 100º ao 80º

continua após a publicidade

Veja aqui a lista do 80º ao 60º

Veja aqui a lista do 60º ao 40º

continua após a publicidade

Veja aqui a lista do 40º ao 20º

Veja aqui a lista do 20º ao 1º

Confira as nossas sugestões. Concorda? Em que posição entrariam? Faltou alguém?

Athletico

Santos

Santos é titular do Athletico desde 2018. Foto: Albari Rosa/Foto Digital/Tribuna do Paraná

O goleiro iniciou 2018 disputando a posição deixada por Weverton, mas rapidamente ganhou a vaga e não saiu mais. Decisivo, principalmente na Copa do Brasil, quando pegou pênaltis nas quartas de final, caiu nas graças da torcida e foi convocado para a seleção brasileira.

Renan Lodi

Renan Lodi brilhou com a camisa do Furacão e hoje se destaca na Espanha e é convocado pra seleção brasileira. Foto: Albari Rosa/Arquivo

Promovido em 2016 ao time principal, o lateral-esquerdo se destacou a partir da conquista do título do Campeonato Paranaense de 2018 com os aspirantes. Logo virou titular na equipe de cima e não saiu mais. Chamou a atenção do futebol europeu e foi para o Atlético de Madrid em junho de 2019. Foi pouco tempo vestindo a camisa rubro-negra, mas já é visto como um dos melhores da história do clube na posição.

Bruno Guimarães

O volante, negociado com o Lyon, da França, em janeiro de 2020, foi a maior venda da história do Furacão. Isso por si só já mostra o quanto ele jogou com a camisa do Athletico. Mas, mais do que isso, se torno um maestro rubro-negro, sendo importante na marcação e também na criação das jogadas. Marcou o gol da vitória do primeiro jogo da final da Copa do Brasil e hoje é figura certa na seleção.

+ Podcast De Letra: Os injustiçados do futebol paranaense

Thiago Heleno

Thiago Heleno está no Athletico desde 2016. Foto: Albari Rosa/Arquivo

Desde 2016 no Furacão, o zagueiro foi titular absoluto da equipe e muitas vezes o capitão. Foi dele também o gol do título da Copa Sul-Americana de 2018, quando bateu o pênalti decisivo.

Coritiba

Wilson

Wilson se destacou pelas defesas e pelos gols marcados. Foto: Albari Rosa/Foto Digital/Tribuna do Paraná

O goleiro chegou ao Coritiba em 2015 e até meados de 2019 foi titular absoluto. Mesmo amargando o rebaixamento em 2017, é visto como um ídolo da torcida no atual elenco, graças a grandes – e decisivas – defesas, e também pelos gols marcados. Foram dez no total.

+ Mais do futebol paranaense:

+ Coronavírus: Personalidade do futebol paranaense mudam rotina
+ Athletico e Coritiba ficam na bronca em reviravolta com a Turner
+ Você conhece tudo do futebol paranaense? Prove no nosso quiz!