10 equipes no funil da Série C do Estadual

A Federação Paranaense de Futebol – FPF – definiu ontem o retorno triunfante da 3.ª Divisão. Depois de vários anos, a competição será reativada a partir de 27 de julho, com a participação de 10 clubes. Confira no quadro os clubes que participam da competição.

Mas, pra variar, o torneio já tem polêmica antes mesmo de começar. A FPF não definiu a quantidade de clubes que subirão à Divisão de Acesso (2.ª Divisão) os quatro primeiros têm vaga garantida, enquanto o 5.º e o 6.º na soma total de pontos ficam numa espécie de ?lista de espera?. Segundo o superintendente da FPF, Amilton Stival, o formato da Segundona de 2009 define a participação do 5.º e 6.º colocados.

A maioria dos clubes é recente e ligada a empresários. O único com certa tradição é a Platinense, de Santo Antônio da Platina, que teve bons momentos no Estadual nos anos 80s. Outra novidade é a realização de um play-off (mata-mata) na decisão se houver empate em pontos após os jogos de ida e volta, uma terceira partida será realizada. A equipe com melhor campanha geral atuará em casa e com vantagem do empate.

Os dez clubes serão divididos em dois grupos. Os dois primeiros de cada chave garantem lugar na Segundona e se enfrentam em cruzamento olímpico nas semifinais. Os vencedores fazem a final, no início de dezembro.

A idéia da FPF é montar o Estadual com 12 clubes na Primeira Divisão, 12 na Segunda e número variável na Terceira a partir de 2011. Para isso, nos dois próximos anos a Série Ouro rebaixará quatro clubes, enquanto apenas dois subirão do Acesso.  Os participantes montaram ainda uma comissão para negociar patrocínio para o nome da competição e cavar alguma TV interessada na transmissão.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.