Realizaram-se sábado os jogos de volta pela fase semifinal da 1.ª Divisão de Amadores. Além de definir os dois finalistas da temporada, ficaram conhecidos os dois clubes que sobem para a Divisão Especial na próxima temporada, substituindo Renovicente e Pilarzinho, que foram rebaixados.
A goleada do Santa Quitéria
O Estádio Maurício Fruet recebeu um bom público para assistir mais uma brilhante exibição do time da casa que, depois de nove anos de ausência, retornou às atividades oficiais e com o objetivo pré-determinado de voltar à divisão de honra. Depois de vencer o Imperial no jogo de ida, na casa do adversário, por dois a um, o Santa Quitéria recebeu a visita do time do Mossunguê e foi logo marcando a vantagem de dois gols a zero (Clodoaldo) aos 15 e Vinícius aos 21. Sofreu um gol aos 25 (Chiquinho) mas não deu chance para que o adversário voltasse a marcar ainda no primeiro tempo e sim, aumentou sua vantagem para três a um num tiro cruzado e indefensável do jogador Clodoaldo. Bem que o Imperial tentou melhorar sua situação na fase final, mas no intuito de diminuir a contagem, abriu claros em sua defesa, propiciando ao artilheiro Vinícius oportunidade para a marcação de mais dois gols, totalizando a expressiva contagem de cinco tentos a um. Depois foi só esperar a conclusão do outro jogo para conhecer o seu adversário nas finais, porque a vaga para a Divisão Especial já estava garantida. O Santa Quitéria, graças ao trabalho e boa organização de sua diretoria, está de volta ao lugar que merece.
Detalhes
Santa Quitéria 5×1 Imperial. Estádio Maurício Fruet. Árbitro: Edmar Paris com boa atuação. 1.º tempo: 3×1. Gols de Clodoaldo, Vinícius e Chiquinho. Final: 5×1: Vinícius (2). S. Quitéria: Gralha, Arildo, Biro Biro, Popó, Bitinho, Zinho, João Caverna, Clodoaldo, Dinda, Vinícius e Adio. Téc.: Goiaba. Imperial: Tião, Marcelo, Japonês, Rogério, Wellington, Vagner, Diego, Ricardinho, Tupã, Riba e Chiquinho. Téc.: Douglas. Preliminar de juvenis: Arbesc 2×2 Caxias. Classificado o Arbesc.
Penalidades classificaram o Olimpique
Beneficiado pela vitória no jogo anterior, o Olimpique pisou o gramado do Estádio Gustavo Schier para enfrentar o bravo time do Uberlândia, procurando obter o empate que lhe daria a classificação e a volta à divisão de honra da Suburbana. Incentivado pela sua torcida, o time do Uberlândia iniciou o jogo com muita disposição, chegando mesmo a envolver seu forte adversário. O gol de abertura não tardou a surgir. Aos 5 minutos Berger cobrou uma falta no setor direito da intermediária. A bola se ofereceu para o ponteiro Wescley, que de cabeça mandou a bola para as redes do goleiro Adriano. Em todo o primeiro tempo o time orientado pelo competente Deivid esteve melhor mas não conseguiu a marcação do segundo gol, fato que ocorreu somente nos acréscimos do período final (47 minutos) quando não dava tempo para mais nada. 2×0 e a prorrogação estava assegurada. Mesmo desgastados pelo esforço dispendido no tempo regulamentar de 90 minutos, os dois times procuraram com insistência a marcação de gols. O time visitante aos 3 minutos abriu a contagem, dando a impressão que iria manter sua vantagem, mas a insistência dos jogadores do Uberlândia foi muito grande e aos 16 minutos do segundo tempo, no último lance, o jogador Serginho foi feliz na cobrança de uma falta, igualando a contagem, tornando necessária uma decisão através das penalidades máximas. Os jogadores encarregados das cobranças não escondiam o nervosismo e alguns não conseguiram converter os tiros de rigor. Vejam como foi a seqüência das penalidades: 1.ª serie: 3×3.
Wescley 1×0 para o Uberlândia. Valmir atirou e o goleiro Rogério defendeu. Emerson também propiciou a defesa para o goleiro Adriano. Alessandro empatou (1×1), Berger fez dois a um para o Uberlândia. Neguinho Gulit não conseguiu marcar. Pelé poderia colocar seu time em vantagem para 3×1 mas atirou fraco para a defesa de Adriano. André tornou a empatar (2×2), Serginho fez 3×2 para o Uberlândia e Vagner deixou tudo igual (3×3).
Cobranças alternadas: Nilton (Uberlândia 4×3), Júnior (4×4), Gustavo do Uberlândia atirou para fora e Moisés não perdoou. Fez o 5.º gol que classificou o Olimpique (5×4).
Detalhes
Uberlândia 2×0 Olimpique. Prorrogação: 1×1. Penalidades: Olimpique 5×4. Estádio Gustavo Schier. Árb.: Sandro César as Rocha (ótimo). Gols no tempo regulamentar: Wescley e Emerson. Na prorrogação: Vagner e Serginho. Penalidades: Alessandro, André, Vagner, Júnior e Moisés para o Olimpique. Wescley, Berger, Serginho e Nilton para o Uberlândia. Olimpique e Santa Quitéria iniciam a decisão do título no próximo sábado no Estádio dos Leões (Vila Rio Negro). Preliminar de juvenis: Novo Mundo 1×1 Olimpique. Classificado o Olimpique.
***
Recebemos extenso comunicado assinado pelo presidente do Capão Raso, Dirceu dos Santos (Tiziu), agradecendo a todos que participaram ou colaboraram para a grande conquista do clube, na temporada recém-encerrada com a obtenção do título da divisão especial de amadores.
***
No dia 16 de setembro, tendo por local a Sociedade Universal, vai acontecer a 13.ª festa do troféu Bola de Ouro, comandada por Altair Ferreira, o Taíco. Jogadores: Vanderlei, Salário, Cid, Guilherme, Paulinho, Fernando, Rato, Fabiano, Valdir Ba, Laurinho e Rodrigo. Técnicos: Mocelin e Ivo Petry, pré. Elizeu Carriel, diretor Eudes, supervisor Geraldo, prep. física: Karine, craque: Edson Maciel, destaque: Jatobá, artilheiros Nika e Marquinhos. Goleiro: Marcelo Valença, revelação: Felipe do Vasco, pres. anfitrião: Vilson Luiz Dias, disciplina: Pelezinho (Combate), diretores: Lauro Ferro e Alexandre Stival. Árbitro: Maurício Batista dos Santos e várias personalidades.
***
Em breve estará sendo editado o livro Futebol do Paraná 100 anos de história, contando tudo sobre o futebol amador e profissional. Patrocínio de Stival Alimentos.
***
Taça Paraná
Capão Raso 3×1 Garotos Unidos de Pinhais. Estádio José Carlos de Oliveira Sobrinho. Gols: Sapo, Ede, Laurinho e Neninho. Time vencedor: Paulão, Vilson, (Tadashi), Edson Maciel, Paulo Sérgio, Rubens, Nilson, (Zé Luiz), Zuca, (Sapo), Fabiano, Odair, Laurinho e Ede. Téc.: Mocelin. Cob. de Jair Biondo. Outros resultados: Iguaçu 1×1 Roça Grande, Combate Barreirinha 4×1 Paulistinha e Atalanta 1×3 Independente.


