Eleições 2022

Pesquisa PoderData: Lula lidera com 44%, seguido por Bolsonaro com 37%

Candidatos à presidência, Lula e Bolsonaro
Lula (PT) e Bolsonaro (PL). Foto: Reprodução / Instagram

Pesquisa do PoderData divulgada nesta quarta-feira (21) mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44% das intenções de voto para o primeiro turno das eleições presidenciais. O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, tem 37%.

GUIA ELEIÇÕES 2022 – Já sabe em quem votar nas eleições de 2022? Guia da Tribuna tem tudo sobre os candidatos. Veja!

Na comparação com o último levantamento divulgado pelo PoderData, em 14 de setembro, Lula subiu um ponto percentual e Bolsonaro se manteve estável, elevando para 7 pontos a vantagem do petista no levantamento. A movimentação ocorreu dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

LEIA AINDA – Google cria banner com orientações preciosas para os eleitores usarem antes da votação nas Eleições 2022

Em simulação de segundo turno, o candidato do PT tem 50% das intenções de voto, enquanto o atual presidente da República soma 42%. Veja os resultados abaixo, bem como a variação em relação à pesquisa da semana anterior:

Primeiro turno: estimulada (com lista de candidatos)

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 44% (+ 1 p.p.)
Jair Bolsonaro (PL) – 37% (sem variação)
Ciro Gomes (PDT) – 7% (- 1 p.p.)
Simone Tebet (MDB) – 4% (- 1 p.p.)
Felipe d’Avila (Novo) – 1% (sem variação)
Soraya Thronicke (União Brasil) – 1% (+ 1 p.p.)
Eymael (DC) – 0%
Sofia Manzano (PCB) – 0%
Padre Kelmon (PTB) – 0%
Leonardo Péricles (UP) – 0%
Vera Lúcia (PSTU) – 0%
Brancos e nulos – 3%
Não sabe/Não respondeu – 2%

LEIA TAMBÉM:

>> Famosos se unem para apoiar Lula. De Anitta a Caetano, veja a lista!

>> Bolsonaro tem famosos entre seus apoiadores, de Zezé di Camargo a Gusttavo Lima. Veja a lista!

Veja a evolução dos candidatos

Gráfico: Gazeta do Povo | Fonte: PoderData

Lula x Bolsonaro no 2º turno

O PoderData também perguntou aos eleitores entrevistados em quem votariam em um eventual segundo turno entre Bolsonaro e Lula. A diferença entre os dois passou de 9 pontos percentuais para 8, em relação ao levantamento realizado em 14 de setembro. Veja:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 50% (-1 p.p)
Jair Bolsonaro (PL) – 42% (sem variação)
Brancos e Nulos – 7% (+2 p.p.)
Não sabem – 1%

LEIA AINDA – Pendurar bandeiras em janelas vira polêmica e briga em condomínios

Metodologia da pesquisa PoderData

O levantamento do PoderData, contratado pelo site Poder360, ouviu 3,5 mil eleitores em 301 municípios entre os dias 18 e 20 de setembro de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O número do registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-00407/2022.

Por que publicamos pesquisas eleitorais

Gazeta do Povo e a Tribuna do Paraná publicam há anos pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta e a Tribuna consideram que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.