Eleições 2022

Pesquisa Ipec revela quem lidera disputa para presidente: Lula ou Bolsonaro? Confira

Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Fotos: José Cruz - Agência Brasil/Alan Santos- PR

Pesquisa Ipec divulgada na segunda-feira (19), a menos de duas semanas da votação em primeiro turno, traz Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeiro lugar na corrida presidencial, com 47% das intenções de voto. Ele registrou um ponto a mais do que o apurado no levantamento anterior, divulgado em 12 de setembro pelo mesmo instituto – uma variação dentro da margem de erro, que é de dois pontos para mais ou para menos.

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Jair Bolsonaro (PL) continua em segundo lugar, com 31% – mesmo desempenho registrado na pesquisa anterior. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, com 7% da preferência dos entrevistados. Na sequência vêm Simone Tebet (MDB), com 5%, e Soraya Thronicke (União Brasil), ambos com 1% cada. Os demais candidatos não pontuaram. Votos brancos e nulos somaram 5%, enquanto eleitores indecisos ou que não responderam ao levantamento marcaram 4%.

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Em simulação de segundo turno, o candidato do PT tem 54% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro soma 35%. O Ipec é o instituto criado por executivos do antigo Ibope Inteligência. Veja abaixo os números completos da pesquisa:

Pesquisa presidencial – 1º turno

Estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada)

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 47% (+1 p.p.)
Jair Bolsonaro (PL) – 31% (não oscilou)
Ciro Gomes (PDT) – 7% (não oscilou)
Simone Tebet (MDB) – 5% (+1 p.p.)
Soraya Thronicke (União Brasil) – 1% (não oscilou)
Felipe d’Avila (Novo) – 0% (-1 p.p.)
Vera Lúcia (PSTU) – 0% (não oscilou)
Eymael (DC) – 0% (não oscilou)
Leonardo Péricles (UP) – 0% (não oscilou)
Padre Kelmon (PTB) – 0% (não estava na anterior)
Sofia Manzano (PCB) – 0% (não oscilou)
Brancos e nulos – 5% (-1 p.p.)
Não sabe/Não respondeu – 4% (não oscilou)

Evolução dos candidatos no 1º turno estimulado segundo o Ipec

Gráfico: Gazeta do Povo | Fonte: Ipec

Espontânea (quando não é apresentada lista de candidatos ao entrevistado)

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 45%
Jair Bolsonaro (PL) – 29%
Ciro Gomes (PDT) – 5%
Simone Tebet (MDB) – 3%
Brancos e nulos – 7%
Não sabe/Não respondeu – 11%

* Os demais candidatos não pontuaram.

Simulação de 2º turno

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 54%
Jair Bolsonaro (PL) – 35%

Votos válidos

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 52%
Jair Bolsonaro (PL) – 34%
Ciro Gomes (PDT) – 7%
Simone Tebet (MDB) – 5%
Soraya Thronicke (União Brasil) – 1%

Índice de rejeição

Jair Bolsonaro (PL) – 50%
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 33%

Metodologia da pesquisa Ipec

O Ipec entrevistou 3.008 eleitores entre os dias 17 e 18 de setembro de 2022 em 181 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e está registrada no TSE com o protocolo BR-00073/2022.

Já para a pesquisa de 12 de setembro, Ipec entrevistou 2.512 eleitores entre os dias 9 e 11 de setembro de 2022 em 158 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e está registrada no TSE com o protocolo BR-01390/2022.

Por que publicamos pesquisas eleitorais

Gazeta do Povo e a Tribuna do Paraná publicam há anos pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta e a Tribuna consideram que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.