Corrida eleitoral

Pesquisa eleitoral: Lula tem 46% contra 31% de Bolsonaro no 1º turno, diz Ipec

Pesquisa eleitoral: Lula tem 46% contra 31% de Bolsonaro no 1º turno..
Pesquisa eleitoral: Lula tem 46% contra 31% de Bolsonaro no 1º turno. Foto: Reprodução.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 46% das intenções de voto na corrida eleitoral contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 31%, segundo pesquisa mais recente do Ipec.

No levantamento anterior, realizado há uma semana, o petista tinha 44% (ou seja, oscilou dois pontos para cima, dentro da margem de erro) e o atual mandatário, os mesmos 31%. A diferença entre eles passou de 13 para 15 pontos percentuais.

>> Veja mais pesquisas eleitorais!

Em seguida, aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que oscilou de 8% para 7% em relação à pesquisa anterior, feita nos dias 2 a 4 de setembro. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) se manteve com 4%.

Outros candidatos que pontuaram nesta rodada foram Luiz Felipe d’Avila (Novo) e a senadora Soraya Thronicke (União Brasil), que seguem com 1%.

+Viu essa? Bens declarados de Ratinho chegam a R$ 8 milhões; veja de outros candidatos

Os que pretendem votar em branco ou nulo agora somam 6%, e os que não sabem são 4%. Os candidatos Léo Péricles (UP), Constituinte Eymael (DC), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram.

Questionados sobre quem elegeriam no segundo turno, 53% dos entrevistados indicaram Lula e 36%, Bolsonaro. A diferença entre eles variou de 16 para 17 pontos em relação à última aferição, quando eles tinham 52% e 36%, respectivamente.

Na pesquisa espontânea de primeiro turno, na qual o entrevistado não vê os nomes dos candidatos à Presidência, Lula é o mais lembrado. O petista ampliou de 42% para 44% sua liderança nesse tipo de resposta na última semana, dentro da margem de erro.

Já Bolsonaro manteve os mesmos 30%. Ciro Gomes oscilou de 4% para 5% das menções, Simone Tebet permanece com 2%, e os demais candidatos registraram menos que 1% ou não foram citados.

O Ipec calculou também os votos válidos, excluindo brancos ou nulos —um candidato precisa de 50% deles para vencer em primeiro turno.

Nessa conta, o petista flutuou de 50% para 51%, enquanto o atual mandatário manteve-se em 35%, indicando que segue imprevisível a possibilidade de vitória na primeira votação, considerando a margem de erro do levantamento.

+Leia ainda! Pessuti tem a maior lista de bens entre os candidatos ao Senado: R$ 3,9 milhões! Veja todas as declarações

Metodologia de pesquisa

O Ipec ouviu 2.512 brasileiros de 9 a 11 de setembro, em 158 municípios do país, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. A sondagem foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-01390/2022.

Por que publicamos pesquisas eleitorais

Tribuna do Paraná publica há anos pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes -neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Tribuna considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.