Urna zerada!

Zerésima da urna eletrônica comprova que nenhum voto foi registrado antes do início da votação

Imagem mostra a impressão da zeresima de uma urna eletrônica.
Zerésima da urna eletrônica comprova que nenhum voto foi registrado antes do início da votação

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE_PR) acompanhou, no começo deste domingo, a emissão da zerésima de uma das urnas que estão seno utilizadas nestas eleições em Curitiba. Mas você sabe o que é a zerésima?

+Sabe onde votar? Consulte a sua sessão para não ter surpresas no domingo!

Segundo o TRE-PR, a urna eletrônica passa por diversas auditorias com o objetivo de dar mais segurança ao processo eleitoral. Um dos mecanismos que contribuem com a transparência do voto eletrônico é a zerésima, emitida antes do início da votação.  

O comprovante mostra que não existem votos computados nos equipamentos antes do início da votação. Considerado como “voto zero”, também apresenta todas as candidatas e candidatos cadastrados na urna eletrônica. 

O documento é assinado pelo presidente da seção eleitoral, pelas demais mesárias e mesários e por fiscais de partidos políticos e das coligações que desejarem (art. 86 da Resolução TSE nº 23.611/2019).

O Resumo da Zerésima é colocado em local visível a todas pessoas na seção eleitoral. Só depois da emissão desse documento começam os demais preparativos para o início da votação, como o registro de presença dos mesários e das mesárias.

+Guia dos Candidatos: Veja os postulantes a uma vaga na Assembleia (deputados estaduais) por partido, além de vários conteúdos que vocês podem encontrar na nossa editoria de Eleições 2022.

>>> Acompanhe a apuração online dos votos para presidência

>>> Clique aqui para acompanhar a apuração dos votos no Paraná