É ele?

Sai retrato falado de suspeito de ter abusado de jovem no ônibus

A Polícia Civil divulgou nesta quarta-feira (13) o retrato falado do homem suspeito de abusar de uma jovem de 22 anos dentro de um ônibus em Curitiba. O episódio aconteceu na semana passada e a foto do suspeito será usada pela Delegacia da Mulher (DM), onde a vítima registrou o boletim de ocorrência, na investigação.

A estudante Graziela relatou que o abuso aconteceu no momento em que o ônibus estava lotado. O homem, de aproximadamente 50 anos, segundo a jovem, se aproximou dela e não saiu de perto, por mais que tentasse se afastar.

Graziela foi até a DM na sexta-feira (8), junto com a mãe e a secretária municipal da mulher, Roseli Isidoro. A jovem permaneceu na delegacia por cerca de uma hora, onde contou os detalhes do abuso que sofreu à delegada Sâmia Coser.

De acordo com a entrevista da delegada à Gazeta do Povo, o retrato falado será utilizado na investigação do caso e se algum homem com as mesmas características for detido, ele será encaminhado à delegacia e Graziela será chamada. Apesar disso, a delegada destaca que é um caso complicado e que é preciso que a denúncia seja feita na hora em que o abuso acontecer.

A recomendação de Sâmia é a de que a mulher chame a atenção dos passageiros do ônibus, do motorista ou de quem estiver na rua, além das autoridades policiais. “Isso é importante porque, quanto mais o tempo passa, mais difícil fica de identificar o agressor”, explicou.

A delegada afirmou que outro caso parecido foi registrado durante a semana, mas que o agressor seria mais jovem do que o descrito pela estudante. No outro caso, a vítima não quis registrar um boletim de ocorrência por medo de encontrar o homem outra vez, pois pega o mesmo ônibus sempre no mesmo horário.

As denúncias sobre o suspeito do retrato falado devem ser feitas diretamente à Delegacia da Mulher. O telefone para contato é o (41) 3219-8600.

Contravenção

Segundo a delegada, apesar deste tipo de abuso ser recorrente, não é um crime e sim de uma contravenção penal. Caso do agressor seja identificado, ele será encaminhado à delegacia, mas lá será feito um termo circunstanciado e aplicada uma multa.

Para Graziela, será muito difícil identificar e punir o homem responsável pelo abuso, mas espera que mais mulheres tomem uma atitude diante de situações como essa. “Acredito que o debate é importante e que mais mulheres registrem esses abusos diários. Com estatísticas, é mais fácil que saibam que este tipo de abuso acontece e tomem uma atitude contra isso”, afirmou.