Mostra traz a Curitiba tudo sobre o Ayrton Senna

Um resgate histórico da vida do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna, com fotos, vídeos, artigos pessoais e ferramentas tecnológicas de interação com o público. Trata-se da exposição Senna Emotion, passeio que fica disponível por um mês em Curitiba, a partir de hoje até 9 de setembro.

Seis áreas temáticas distribuem informações sobre a vida do piloto: Largada, Pole Position, Circuito, Pit Stop, GP Brasil e Podium. Logo no início, com intuito de ambientar o público, a exposição apresenta a canção que se tornou uma das trilhas sonoras mais esperadas após cada corrida de domingo nos tempos de Ayrton Senna: o “Tema da Vitória”.

Nas ferramentas de interação, há possibilidade desde “dar uma volta” com o tricampeão de Fórmula 1 em Interlagos, bater fotos com um “troféu virtual”, gravar frases que serão acompanhadas por outros visitantes, até conferir depoimentos de pessoas importantes na vida do piloto, como o proprietário de escuderia Frank Willians, o narrador Galvão Bueno e sua irmã Viviane Senna.

No campo dos números, pode-se conferir o resumo histórico da carreira de Senna. Estatísticas que contam um pouco de cada uma de suas 41 vitórias na F1, mas também recordam conquistas no Kart, Fórmula Ford e Fórmula 3.

Troféus de duas vitórias importantes na carreira de Senna também estão expostos. Um deles é o do GP de Interlagos, em São Paulo, quando em 1991 o piloto conseguiu sua primeira vitória em solo brasileiro, mesmo com boa parte das marchas de seu carro quebradas. Outra taça exposta é a do GP de Mônaco, em 1992. Com sua McLaren, o brasileiro superou a poderosa Willians do inglês Nigel Mansell, um de seus grandes adversários na Fórmula 1.

Objetos utilizados pelo piloto em suas corridas, como capacete, macacão, luvas e pneus originais, estão presentes. Outros de uso pessoal também podem ser visualizados, entre eles, os óculos preferidos, uma bíblia e a blusa de lã utilizada em uma de suas últimas entrevistas, antes da partida entre Brasil x Paris St. Germain, em 1994.

O evento é realizado em parceria entre o Instituto Ayrton Senna e o Ministério da Cultura.

Serviço

Exposição Interativa Senna Emotion. Local: Fiep – Avenida Cândido de Abreu, 200. Centro. Horários: Quarta a domingo, das 10h às 19h. Entrada gratuita.

Instituto é o legado do piloto

“Brasileiro só aceita título se for de campeão. E eu sou brasileiro”. Frases como essa marcaram a vida de Ayrton Senna, que deixou ao país um legado maior que o da conquista de títulos na Fórmula 1. Um deles é o instituto que leva o seu nome, presidido por sua irmã Viviane Senna, que pelas iniciativas foi contemplada como integrante do grupo “Amigos Adultos do Prêmio das Crianças do Mundo”, ao lado de personalidades como o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela.

Fundado em 1994, ano em que o piloto morreu, após acidente no GP de Ímola, na Itália, o Instituto Ayrton Senna tem a luta pela melhoria do sistema de educação como campo de atuação. Sua criação foi um desejo do próprio piloto, que tinha como objetivo fazer algo que pudesse dar melhores oportunidades aos jovens brasileiros.

Anualmente, 60 mil educadores recebem capacitação do instituto, em programas que beneficiam diretamente 2 milhões de alunos em mais de 1.300 municípios.

Valores como superação, vontade de vencer e o orgulho de representar o Brasil, também presentes na exposição Senna Emotion, foram repassados a muitas crianças brasileiras pelo personagem Senninha, que se tornou gibi e desenho animado.

Veja na, galeria de fotos a exposição.

Voltar ao topo