Dor de cabeça

Funcionários do Detran entram em greve na segunda-feira

Os funcionários do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) vão entrar em greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira. A paralisação foi anunciada na última terça-feira pelo sindicato da categoria (Sisdep). O Detran divulgou comunicado afirmando que o movimento não deve prejudicar a população e que preparou um plano de contigência para evitar problemas no atendimento.

Os trabalhadores reivindicam a implantação de um plano de carreira para a categoria. Segundo o Sisdep, o governo do estado havia se comprometido a encaminhar um projeto sobre o tema à Assembleia Legislativa até o início de julho de 2014, mas não cumpriu a promessa. O compromisso teria sido determinante para o encerramento da greve dos servidores do Detran em março deste ano.

Segundo o Sisdesp, apenas os serviços essenciais serão mantidos, como liberação de veículos apreendidos, processo para registro de veículos novos, renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias, recebimento e devolução de CNH suspensa e realização de exames práticos para processo de primeira habitação vencendo em trinta dias.

A direção do Detran afirma que vai adotar, através da Procuradoria Geral do Estado, medidas legais questionando a legalidade do movimento. Além disso, promete remanejar funcionários para não prejudicar o atendimento.