Caçadores de Notícias

Praça segue abandonada pela prefeitura de Curitiba mesmo após denúncia

Quase um ano depois de a equipe dos Caçadores de Notícias registrar a situação dos vestiários infestados de pombos na Praça da Liberdade, no Bairro Alto, o local segue sem qualquer solução aparente. Pelo contrário, além dos animais no telhado, um dos vestiários estava servindo de dormitório para um morador de rua.

Um soldado do 20º Batalhão da Polícia Militar, que está há três anos no módulo que fica na praça, afirma que tanto os vestiários quanto a praça sofrem com o absoluto descaso das autoridades e dos frequentadores, já que o lixo toma conta do gramado e das valetas. “Para completar, não cortam a grama com a regularidade necessária e as pichações pioram o quadro de abandono”, aponta o soldado, que preferiu não ser identificado. A falta de manutenção também se estende para os brinquedos do parquinho e os aparelhos da academia ao ar livre.

Lineu Filho
Lixo toma conta dos gramados e valetas. Veja na galeria de fotos e no vídeo como está a praça.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), está em andamento no Departamento de Parques e Praças a demolição do vestiário. Além disso, informou que uma limpeza completa na praça, o que inclui lavagem dos telhados do vestiário, está prevista para esta semana. A prefeitura reforça a importância da população colaborar com a limpeza dos locais públicos e que denuncie casos de vandalismo e de descarte irregular de resíduos pelo fone 156.

Sem tempo ruim

Lineu Filho
Atalízio: caminhada diária é o segredo da boa saúde. Veja na galeria de fotos e no vídeo como está a praça.

Em outro ponto do Bairro Alto, no Bosque Clementina, o vandalismo e a falta de segurança também preocupam os frequentadores. O aposentado Atalízio Pereira, 67 anos, conta que costuma caminhar diariamente pela região e se ressente com as pichações. “É um lugar tão bonito e estragam dessa forma”, constata. Mas nem isso nem a chuva conseguem eliminar a disposição do aposentado. “Caminho diariamente, porque é um dos segredos da boa saúde”, garante.

Veja na galeria de fotos e no vídeo como está a praça.