Ruas do bairro Novo Mundo são recheadas de arte

Passar pelas ruas do Novo Mundo pode ser uma oportunidade para encontrar um mundo novo com desenhos, cores e representações espalhadas pelos muros do bairro. Pelo menos oito paredões de casas e estabelecimentos comerciais trocaram a monocromia dos muros por graffitis criados por João Paulo Rotava, 27, o “Bolacha”.

Tudo começou em um evento realizado em uma das praças do bairro, há quase 15 anos, quando ele ainda era menino e se encantou com os desenhos nos muros. Pouco tempo depois ele aderiu aos pincéis, que usou em algumas pichações, e adotou como marca profissional o apelido dado pelos amigos por vender as bolachas caseiras que a mãe preparava.

Os primeiros desenhos eram criações próprias, mas logo se tornaram encomendas para o comércio da região e de outros pontos da cidade. Hoje Bolacha é contratado por uma empresa de eventos e decoração e por duas fábricas de brinquedos. “Agora não tenho muito tempo para fazer meus desenhos. Faço mais desenho para os outros, mas o graffiti é uma oportunidade de me expressar”, diz. Ele prefere abordar temas do momento em desenhos realistas.

A realização do trabalho acontece de duas maneiras. Quanto a iniciativa para desenhar no muro parte do graffiteiro, ele pede apenas uma ajuda de custo para os materiais. Quando é o morador ou o empresário quem o contrata, ele também cobra mão de obra. “Tem gente que ainda pensa que é pichação, falam mal, mas graffiti é arte”, enfatiza. É o que pensa Cristiane Bdeda Afonso, 34, dona de um salão de beleza do bairro. Ela já chamou Bolacha duas vezes para desenhar no muro de seu estabelecimento. “Ficou muito mais bonito, com certeza. E ainda por cima pararam de pichar o muro”, conta. Conheça os graffitis de Bolacha feitos por Curitiba e em outros estados: http://www.fotolog.com.br/bolacha.

Veja na galeria de fotos e vídeo os graffitis.