Ekôa Park é um parque de diversões voltado para os amantes do ecoturismo. O complexo, de cerca de 250 hectares, fica aos pés da Serra da Graciosa, em Morretes, e mistura trilhas na mata atlântica, atividades de aventura e outras atrações. O projeto transformou uma antiga fazenda em um parque com 13 atrações, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de se preservar a natureza.

A idealizadora do projeto, Tatiana Brandão Perim, explica que a ideia é fazer uma imersão no meio ambiente, mas de um jeito diferente. “É para ser algo divertido de aprender. A gente quer que a pessoa entre na mata e tenha nas atividades de aventura uma imersão no meio ambiente”, conta.

Trajeto

O passeio começa com a história da formação e colonização de Morretes. Depois, uma porta leva o visitante por uma trilha de cerca de 100 metros mata adentro. Ao longo do caminho estão expostas obras de arte que exploram os cinco sentidos.

A partir daí, os visitantes podem conhecer as três trilhas que formam as principais atividades do parque: a do Peabiru, que conta a história do caminho do Peabiru; a da Mata, mostrando as curiosidades da natureza e a dinâmica das interações do bioma; e a das Aves, com uma torre de observação para os praticantes do birdwatching. Parte destas trilhas já existia na propriedade.

Parque foi instalado em uma antiga fazenda da região da serra do mar. Foto: Divulgação
Parque foi instalado em uma antiga fazenda da região da serra do mar. Foto: Divulgação

Um dos grandes diferenciais do parque é o fato dele estar em meio ao maior trecho contínuo de mata atlântica do Brasil, e todo o passeio é acompanhado por biólogos que vão explicando as particularidades de cada trilha e da própria floresta.

Aventura

Um conjunto de três atrações que podem ser percorridas em sequência ou separadas. O arvorismo é um caminho de pouco mais de 240 metros que lembra os campos de treinamento do Exército. No final está a tirolesa, cabo que sai do alto de um morro e desce até a base no chão, passando sobre um dos lagos do parque. E logo abaixo dela está a atividade de “bolha humana”, em que o visitante entra e sai andando sobre a água do lago.

O passeio de balão sobe a cerca de 40 metros do chão com uma vista única da mata atlântica e da Serra do Mar. Quem gosta de esportes radicais pode fazer uma descida de rapel após o passeio. No entanto, o passeio só é disponibilizado com agendamento prévio, e pode ser cancelado no dia dependendo das condições climáticas.

Estas atividades não estão inclusas no passaporte do parque, e são pagas à parte.

Serviço

Além das atividades, o visitante tem a disposição também atividades visando a educação ambiental, com aulas e oficinas de práticas sustentáveis, área de alimentação, com comidas típicas da região, um local para picnic, além de playground para as crianças.

O Ekôa Park fica na Estrada da Graciosa, Km 18,5, em São João da Graciosa, Morretes. Funciona aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. Os ingressos são vendidos no local ou no site da Serra Verde Express, e custam R$ 60.